1.356 pessoas com sorologia positiva estão em tratamento contra o HIV/AIDS no Centro de Referência em Prevenção, Assistência e Tratamento – CEPART, da Secretaria de Saúde de Itabuna.

Dessas, 774 são acompanhadas por ter contraído AIDS, enquanto outras 582 pela contaminação com o vírus HIV. Os dados foram apresentados na abertura da campanha “Dezembro Vermelho”.

“Iniciamos o trabalho com um grupo pequeno e o apoio de profissionais que hoje podem se orgulhar. Ao longo dos anos fizemos esclarecimentos, prevenção e diagnóstico”.

“No inicio não foi fácil, já que enfrentamos o preconceito, mas hoje Itabuna possui o Cepart, um centro de atendimento e acompanhamento”, lembrou o médico urologista Júlio Brito.

A coordenadora do Cepart e da campanha, Suse Mayre Martins, informou que houve crescimento de 15% na notificação de casos da HIV/AIDS neste ano se comparado com 2014.

“A partir da realização dos testes rápidos houve maior incidência de casos, principalmente entre jovens”, assinalou, acrescentando que o teste é feito em 10 unidades de saúde cujos profissionais passaram por capacitação.

Nesta terça, 1º, Dia Mundial de Luta contra a AIDS, será realizada uma Feira de Saúde com Teste Rápido para HIV, palestras, distribuição de material informativo e preservativos, até 16 horas, na Praça Olynto Leone.