Windsurf atrai novos talentos na Bahia
Disputado entre os dia 20 e 22 de novembro, na Ilha de Bom Jesus dos Passos, na Baía de Todos os Santos, na capital baiana, o Campeonato Brasileiro de Windsurf 2015 – Raceboard conseguiu superar as expectativas de divulgar o potencial daquela região para prática dos esportes náuticos e mostrou também que é berço de novos talentos.
Velejadores de 9 a 60 anos, representantes de seis estados brasileiros, enfrentaram os ventos fortes e proporcionaram um espetáculo de técnica e agilidade, assistido da terra por quase duas mil pessoas. Mas o orgulho dos organizadores e do público foi os meninos moradores da paradisíaca ilha, premiados na classe start, para iniciantes. Rian Faria, 13 anos, Camerino dos Santos (Peguari), 18 anos e José Parras, 12 anos, cravaram a primeira, segunda e terceira colocação; seguidos de Felipe Miyake, de 15 anos e Jannik Melo, com 12.
Peguari com menos de quatro meses de prática já havia sido campeão na Copa Vela de Paulo Afonso, em setembro desse ano. Parras vem da escola do pai, o campeão baiano do pesado, Sinval Costa. Também recém iniciado no windsurf, tem pretensão de ir além, e fala como profissional. “As competições para nós iniciantes sempre é feita na parte da manhã, quando os ventos são fracos. Isso prejudica um pouco as manobras, mas consegui largar bem, contornar as boias e concluir o percurso”.
Os garotos da ilha soteropolitana ouviram os ensinamentos do mestre velejador Ricardo Winick, o Bimba, líder do ranking mundial e atleta que representará o Brasil nas Olimpíadas do Rio 2016. “Comecei a velear muito pequeno e vi que era o que queria fazer na vida. Hoje mantenho uma escola de vela para jovens e adolescentes em Búzios, no Rio de Janeiro e tenho orgulho de dizer que muitos dos que passaram por lá estão atuando com projeção internacional, representando com orgulho o nosso país”.
Já classificado para representar o Brasil no próximo ano, ele fez elogios às condições favoráveis da segunda maior baía do mundo, para a prática de esportes náuticos. “Gostei muito de poder participar desse evento na Bahia. A área reúne condições muito boas para treino. A Baía de Todos-os-Santos tem grande potencial para impulsionar os esportes náuticos. De manhã, os ventos são amenos, bom para iniciantes, e aumentando a intensidade na tarde. A água lisa, mas com áreas de boas ondas. Muito bom”, destacou.
Os ganhadores na Geral do campeonato deste ano, na Bahia, foram o carioca Bimba, Alexandre Lessa, a pernambucana Bruna Martinelli, Adriano Azevedo e Deni Brito. Segundo, quarto e quinto lugares conquistados por baianos.
O campeonato
Com apoio do Governo da Bahia, através das secretarias do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e de Turismo (Setur), o evento reuniu atletas de seis estados brasileiros. Para um dos organizadores, Deni Brito, receber atletas de nível internacional na paradisíaca ilha baiana foi muito importante. “Os moradores abraçaram a proposta e recepcionaram os visitantes com o que têm de melhor. Todos enxergam a prática esportiva e o potencial náutico da região como positivo para a geração de renda e ferramenta educativa e agregadora, que pode gerar perspectivas de futuro”.
“Eu amo esse lugar e receber um evento desse porte foi lindo, maravilhoso. O melhor foi a participação das crianças. O esporte afasta do mau caminho. Se não fosse esse esporte muitos poderiam estar indo para propostas erradas”, disse Rosana Alcântara, nascida e criada na ilha pertencente à capital baiana.
Também nativa da Ilha de Bom Jesus, Gal Lessa ressaltou a importância do apoio do Governo do Estado para a realização do evento. “Nossa ilha e nossos esforços para que tenhamos um pólo de esporte náutico tiveram visibilidade. Nunca tivemos essa atenção antes”.
O campeonato também teve apoios da Prefeitura de Salvador, do Terceiro Pelotão da décima Companhia da Polícia Militar, da Polícia Civil, da Fundação Baía Viva, XC Filmes, Yogurt Molico e Greco e Federação Náutica da Bahia (Feneb). Mal terminou o Brasileiro de Windsurf 2015, a Bahia já planeja o Baiano para o próximo ano, que será realizado na Praia do Forte, em Mata de São João, na Costa dos Coqueiros.











