adonias 1No dia 27, o jornalista, escritor e crítico literário Adonias Filho, que faleceu em 1990, completaria 100 anos. Para celebrar a data, o Centro de Cultura Adonias Filho, em Itabuna, preparou uma programação especial para os dias 26 e 27.

Haverá espetáculo de dança, apresentação musical e um panorama sobre o centenário do escritor. No dia 26, 19h, a programação será fechada para convidados e contará com a Banda Sinfônica de Itabuna.

Logo depois, o secretario de Cultura da Bahia, Jorge Portugal, abrirá as comemorações abordando a importância do escritor para o Litoral Sul e, sobretudo, para a literatura nacional.

Na sequência, Silmara Oliveira, coordenadora do Memorial Adonias Filho, apresentará um traçado histórico sobre os 100 anos do escritor. Para encerrar a noite, o Balé do Teatro Castro Alves apresentará seu espetáculo “…ou isso”.

Ele é uma montagem inspirada na obra do poeta mato-grossense Manoel de Barros (1916), considerado um dos principais poetas contemporâneos brasileiros.

Na sexta-feira, às 19h30, o BTCA faz nova apresentação, desta vez aberta ao público. O ingresso será trocado por 1 kg de alimento não perecível, destinado para o Abrigo São Francisco e o Albergue Bezerra de Menezes, em Itabuna.

Nascido em 1915, em Itajuípe, Adonias Aguiar Filho foi jornalista, crítico literário, ensaísta e romancista. Foi eleito vice-presidente da Associação Brasileira de Imprensa, membro do Conselho Federal de Cultura.

Foi presidente da Associação Brasileira de Imprensa e do Conselho Federal de Cultura. Suas obras apresentavam fortes características da região cacaueira, das quais se pode destacar Corpo Vivo, Luanda Beira Bahia, O Largo da Palma e As Velhas.

Suas obras foram traduzidas para inglês, alemão, espanhol, francês e eslovaco. Foi eleito para a cadeira nº 21 da Academia Brasileira de Letras. Em 2 de agosto de 1990, faleceu em sua fazenda Aliança.