chap 1O governador baiano Rui Costa vai fazer um sobrevoo nas áreas afetadas pelo fogo na Chapada Diamantina, nesta terça-feira (17), acompanhado do secretário estadual de Meio Ambiente, Eugênio Spengler e do comandante do Corpo de Bombeiros, Francisco Telles. Após o sobrevoou, Rui se encontra com oito prefeitos dos municípios atingidos pelas chamas. Interlocutores apontam que o governador está bastante preocupado com a situação e segue com reforçando as ações para debelar os focos existentes.

chap 2Atualmente, existem combates em áreas como o Vale do Lacrau (Ibicoara), Morro do Pai Inácio (na divisa entre Lençóis e Palmeiras), Morro Branco (Vale do Capão, em Palmeiras), Guiné e Três Barras (Mucugê). São cinco localidades do Parque Nacional da Chapada Diamantina (PNCD), que registram focos de incêndios nesta segunda-feira (16). O foco mais antigo é o de Ibicoara, iniciado há 15 dias e está próximo ao Campo Redondo – atualmente consome a região do Vale do Lacrau. O mais recente é o da proximidade do povoado de Guiné, que começou na noite do domingo (15). Fora do Parque há focos em Seabra (Serra da Cotreia) e Iraquara, em área do Marimbus.

Ainda não é possível determinar a área afetada pelas chamas, mas o secretário Eugênio Spengler informa que são mais de 2 mil hectares de mata destruída. “Os incêndios estão relacionados a perdas ambientais de fauna e flora, isso compromete nascentes e margens de rios. Outro aspecto de perda, está relacionado à questão econômica, temos perdas de lavouras e de animais. Portanto, acaba tendo um prejuízo econômico também para os agricultores e moradores da região”, afirma Eugênio Spengler.