multi 1A noite de abertura do VIII Festival Multiarte Firmino Rocha, que está sendo realizado pela Prefeitura de Itabuna, através da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC) foi marcada, principalmente, pelo alto nível de qualidade dos competidores. O festival se configura numa competição artística e com o propósito de promover o intercâmbio entre artistas e entusiastas da cultura de Itabuna e de outras cidades, nas modalidades Música, Fotografia, Dança, Artes Plásticas, Cinema, Poesia e Teatro. A primeira noite do festival esteve reservada para as apresentações musicais e essas chamaram muito a atenção do público e dos jurados, justamente pela excelência tanto dos cantores, quanto do repertório, quanto dos demais músicos. Uma das características do festival desse ano é a premiação das melhores apresentações (1º e 2º lugares) de cada categoria.

multi 2 Ao fazer a abertura oficial do evento, o presidente da FICC, o professor Roberto José da Silva, destacou que o Festival Multiarte é um dos grandes impulsos culturais existentes em Itabuna, tal qual os outros projetos mantidos atualmente, a exemplo da Casa das Artes, do programa Viv-à-rte, o Arte Itinerante e o projeto Letras que Voam. Para ele, “o Multiarte é hoje o maior e mais completo evento cultural do Sul e do Extremo-sul da Bahia, pois coloca a cidade num diálogo direto com expressões artísticas de todo o estado e do Brasil. A tendência do Multiarte é evoluir e se transformar num dos festivais mais democráticos do país”, ratificou.

Também na abertura, o festival contou com a participação especial da Banda Municipal Falcões de Itabuna, fanfarra que também é mantida pela FICC e regida pelo maestro Vilobaldo da Conceição. A competição de música propriamente dita foi iniciada com a apresentação de Aldeni Araújo & Sexteto de Metais (Itabuna), que foi procedida pela de Eugênio Nobre (Itajuípe) e logo após pela de Júnior Alves (também de Itabuna). Todas as apresentações na perspectiva da Música Popular Brasileira (MPB).

Artes Plásticas

multi 3 Além das apresentações musicais, já a partir da primeira noite das apresentações o público do Multiarte pode apreciar, admirar ou mesmo adquirir obras primas de artistas plásticos da região. Entre os expositores, submeteram-se ao crivo do festival artistas como Geilto Conceição, Deri Júnior, Nadja Alves, Letícia Leal, Aragão, Olga Natuchack e Cris Sena.

O Festival Multiarte prossegue nesta quinta-feira, 1, a partir das 16horas no Centro de Cultura Adonias Filho, com entrada franca. A programação oficial do evento pode ser conferida no site oficial da FICC: www.ficc.com.br