espla 2Os 70 mil moradores das sedes e de 27 localidades rurais dos municípios de Esplanada, Acajutiba e Aporá, no Território de Identidade do Litoral Norte e Agreste Baiano, já têm acesso à água de qualidade. O governador Rui Costa entregou, na manhã desta sexta-feira (25), em Esplanada, o sistema integrado de abastecimento que vai atender a região.

Rui também entrega no mesmo evento 339 títulos de terra a produtores de 21 municípios e um pacote de equipamentos para os agricultores familiares. O governador participa ainda da inauguração da fábrica de embalagens industriais BAG-Propex do Brasil. Antes de deixar a cidade, ele fará uma visita ao Colégio Estadual Celina Saraiva.

“Estou vindo à cidade hoje trazendo água de qualidade e título de terras para agricultores. Isso é importante para a distribuição de renda e para a agricultura familiar. Também estamos inaugurando uma fábrica, que se instalou com o apoio do Governo do Estado, a partir da Política de Atração de Investimentos”, disse Rui Costa.

Agricultura familiar

espla 1Os produtores rurais da região estão recebendo ainda um caminhão baú, para carga seca, e cinco motocicletas. Segundo o secretário do Desenvolvimento Agrário, Jerônimo Rodrigues, três motocicletas são para uma cooperativa que cuida da produção orgânica de frutas para exportação e duas para escolas famílias de Rio Real e Inhambupe. Já o caminhão, que tem capacidade para cinco toneladas, segue para outra cooperativa de Inhambupe.

Sobre os títulos de terra, o secretário destacou que “são fundamentais para que a família tenha a possibilidade de passar as terras para seus herdeiros e também para os agricultores terem acesso a créditos como o Pronaf [Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar], que exige uma garantia. Então, essa ação é uma forma de se levar cidadania e desenvolvimento para a zona rural”.  (fotos: Amanda Oliveira/GOVBA)