A Secretaria de Cultura do estado da Bahia (SecultBA) abre inscrições para o colegiado de gestão participativa  do Centro de Cultura Adonias Filho, espaço cultural administrado pela Secretaria em Itabuna, território do Litoral Sul. A apresentação do colegiado será realizada durante o evento Territórios Culturais em Diálogos: Cidadania, Gestão e Espaços Culturais, na próxima quinta-feira, dia 24, no mesmo centro cultural. As inscrições podem ser feitas através de formulário eletrônico disponibilizado no site da SecultBA (www.cultura.ba.gov.br) até o dia 04 de outubro. As inscrições são gratuitas, assim como a participação no evento.

Os colegiados de gestão participativa são instâncias de controle social para acompanhamento da gestão dos centros de cultura. De caráter consultivo e opinativo, o colegiado tem entre os seus objetivos a função de apoiar e avaliar a gestão do espaço cultural, propor estratégias para a dinamização do mesmo e contribuir para tornar o Centro numa referência na produção e difusão cultural do seu território. Cada colegiado terá entre cinco e 30 membros, a depender da quantidade de inscritos no processo seletivo. Após as inscrições, serão eleitos os de maior representatividade cultural. A apresentação do colegiado de gestão participativa terá como base as instruções da Portaria 338/2014, que institui os Colegiados no âmbito dos Espaços Culturais da SecultBA.

De acordo com superintendente de Desenvolvimento Territorial da Cultura da SecultBA, Sandro Magalhães, a instituição do colegiado de gestão participativa é uma grande oportunidade para a comunidade propor a ampliação do conceito de centro de cultura. “Um centro de cultura precisa ser mais do que uma casa de artes e espetáculos. Além disto, ele necessita estar no cotidiano da sociedade à sua volta, pautando as diversas questões sociais do seu cotidiano, porque isto também é cultura”, destaca Sandro.