cacau 13Um trabalho sobre cacau foi premiado durante o 44º Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola (Conbea), realizado na cidade de São Pedro (SP.) O evento é promovido anualmente e conta com a participação de estudantes, professores e profissionais de todo o país.

O professor Roger Luiz da Silva Almeida, do Departamento de Ciências Exatas e Naturais da Universidade Estadual do Sudoeste Baiano, campus de Itapetinga, apresentou o trabalho intitulado “Modelos de regressão para as características físicas do cacau em função de água e nitrogênio”. O trabalho foi premiado, a nível nacional, em primeiro lugar, como melhor resumo expandido. Em princípio, a investigação tinha por objetivo a análise de parâmetros que proporcionasse a produção de cacau no semiárido e, desta forma, maximizar a produção do fruto nesse tipo de clima.

No decorrer das observações, foi possível construir um modelo matemático de estimativa das características do cacau, como o peso do fruto, produção da quantidade de amêndoas, entre outras particularidades, por meio da dosagem de certa quantidade de água e nitrogênio.