prevestQuando se está no período de preparação para o vestibular, a abdicação de lazer e obtenção de mais responsabilidades se tornam frequentes na vida do adolescente. A pressão familiar, a rotina intensa de estudos e a acirrada concorrência de alguns cursos, são alguns dos principais fatores que ocasionam o estresse pré-vestibular. Muitas vezes essa tensão passa despercebida, o que pode se agravar com o tempo, chegando até a prejudicar o adolescente em seus estudos, bem como em seu desempenho no dia das provas.

De acordo com Ana Claudia Assis, vice-diretora do Colégio Decisão Anglo, em Itabuna, é importante que tanto os pais como os professores observem o jovem e detectem essa situação o quanto antes. “É preciso reconhecer os sintomas do estresse, como: sono, irritabilidade, angústia e cansaço. Esses sintomas quando prolongados, afetam não só os estudos como a saúde, podendo inclusive, desenvolver uma doença crônica”, relata.

No colégio Decisão Anglo, quando o professor identifica os sinais do estresse, ele contata o psicólogo da Instituição, que agenda um horário com o estudante para orientá-lo sobre como lidar com a tensão do pré-vestibular. “O profissional avalia se apenas o acompanhamento escolar é o suficiente ou se há uma necessidade de intervenção psicológica externa”, finaliza Ana.

O ideal para o jovem que está neste período de preparação, é definir horários para cada tipo de atividade e aprender a fixar sua atenção em uma tarefa de cada vez, contribuindo para a administração da ansiedade e do controle emocional. Outro aspecto importante é reservar um tempo para o lazer, se alimentar bem e dormir pelo menos sete horas por dia, como forma de auxiliar na concentração.