claudia barthel

Com o objetivo de premiar os autores das melhores reportagens sobre meio ambiente dos últimos doze meses, o Prêmio Octávio Brandão de Jornalismo Ambiental reuniu jornalistas, radialistas, ambientalistas e representantes de Maceió (Alagoas).

A apresentadora Claudia Barthel, da Rede TV, foi até Alagoas para participar da escolha dos trabalhos selecionados por profissionais alagoanos e de outros estados brasileiros. O ator Carlos Casagrande fez o cerimonial da premiação que já está na décima primeira edição e é realizada pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental, o Sindicato dos Jornalistas e a empresa petroquímica Braskem.

Neste ano foram inscritos mais de 150 trabalhos de 17 veículos de comunicação entre jornalismo, radialismo e internet. Foram premiados mais de vinte profissionais entre repórteres, produtores, cinegrafistas e estudantes que já trabalham na área nas categorias jornalismo impresso e de imagem, reportagem de tv e reportagem cinematográfica e web.
Em época de falta d’água, principalmente nas grandes cidades, na categoria reportagem de tv os três trabalhos premiados trataram de um tema recorrente e que vem preocupando bastante os brasileiros nos últimos anos: a falta de cuidado com os nossos rios. O principal foi para a reportagem “A triste realidade do Riacho Silva”, que aborda o drama das secas no sertão nordestino. “O nível dos trabalhos foi excelente e é muito importante quando a mídia lança um olhar apurado sobre a questão ambiental, que afeta a vida de milhares de pessoas”, afirma Claudia Barthel, que já atuou na TV Cabrália e TV Santa Cruz, no Sul da Bahia.