Daniel Thame

DT ceuEscritores com Andrew Jennings (autor de “O jogo sujo da FIFA” e “O Jogo cada vez mais sujo da FIFA”) e David Yallop (autor de “Como eles roubaram o jogo”), jornalistas como Juca Kfouri e Cosme Rimoli, gênios da bola como Maradona, Romário e Michel Plattini deixaram se pregar no deserto, de berrar para ouvidos surdos.

A corrupção em larga escala na FIFA e nas confederações como a CBF, a venda de sedes da Copa do Mundo, a promiscuidade com patrocinadores; que eles vinham denunciando com rara coragem, materializou-se de forma inquestionável com a investigação do FBI, em colaboração da justiça da Suiça.

E o mundo, finalmente, pode assistir a queda do castelo de cartas manchadas, a ida para a cadeia de dirigentes acostumados a hotéis de alto luxo, mordomias nababescas e propinas milionárias. Os `donos do jogo (sujo)` foram caindo um a um, como o ex-presidente da CBF José Maria Marin, que talvez por força do hábito foi flagrado roubando uma reles medalhinha de campeão de um torneio de juniores.

Como deve cair o também ex-presidente da Casa Bandida do Futebol, Ricardo Teixeira, que nesse lamaçal futebolístico, dispensa maiores apresentações. Teixeira saiu corrido de Miami, mas está no olho do furacão, assim como o atual presidente da CBF, Marco Polo del Nero.

Nero finge não tem nada a ver com o circo pegando fogo, mas está no centro do picadeiro e do incêndio.

Marin-Teixeira-Del Nero. Junto e misturado, um time infernal nos esquemões do submundo da bola. O sol nasce para todos, para eles vai nascer quadrado. E dessa vez sem unzinho por fora do patrocinador, pra nascer e descer redondo.

DT A Região 1Joseph Blatter, o Poderoso Chefão da FIFA, pediu pra sair antes de cair, mas vai cair assim mesmo. O rei está nu e a cadeia não tem aquecimento nem champanhe francês, merci.

O certo é que no final desse jogo a bola vai rolar um pouco mais limpa, ainda que a pureza do jogo há muito tenha perdido de goleada para o deus dinheiro.

A prisão dessa máfia pedobolística e roubobolística não é pouca coisa. Pelo contrário, é muita coisa.

-0-0-0–

 

É pênalti. Admita-se que essa ação dos EUA seja uma `vinditta` pelo fato dos cartolas/marcolas da FIFA terem renegado a pretensão ianque e negociado a Copa de 2018 com a Rússia e a de 2022 com o Catar, lá onde Alah perdeu as botas e a barbas.

Mesmo assim, está mais do que perdoado o companheiro Barack Obama, por hora em idílio com o camarada Raul Castro. Un puro e un run oro para los dos e para nosotros, per supuesto.

Alguém tinha que botar ordem no galinheiro. Nem que seja a águia pegando as raposas gulosas de olho nas galinhas das ovos e das bolas de ouro.

É gol. Michel Platini para presidente da FIFA. Zico para presidente da CBF. E Pelé para bobo da corte.

(*) A coluna é publicada no jornal A Região/Itabuna