amada iosQuando o renomado Jorge Amado começou a redigir as primeiras páginas do romance “Gabriela, Cravo e Canela”, no fim da década de 1950, o escritor não imaginava que a personagem de uma beleza peculiar e habilidosa nas artes da sedução e culinária se tornaria um dos ícones culturais da cidade de Ilhéus.

Das diversas belezas naturais da cidade, destacam-se as fazendas que unem tradição e cultura em um lugar de grande dimensão que foi o período áureo da lavoura de cacau.

De acordo com Luana Nascimento, assistente de marketing dos hotéis Praia do Sol e Aldeia da Praia, as fazendas são ótimas opções de passeios turísticos. “Muitos turistas vêem a Ilhéus com o objetivo de conhecer a sua rica história cultural. E nesses passeios que eles fazem, um dos lugares mais visitados é a fazenda Renascer, que é famosa por ter sido cenário da gravação da novela Renascer, exibida em 1993 pela Rede Globo”, afirma.

O cheiro adocicado é característico e pode ser sentido pelo ar no distrito industrial, além de ter c0mo uma marca cultural a Fábrica de Chocolate Caseiro. Uma construção rica em detalhes que se assemelham a arquitetura suíça foi a primeira fábrica de chocolate artesanal do Norte/Nordeste. Nela é possível observar duas etapas do processo de produção do chocolate.

Bagagem cultural é o que não falta em Ilhéus, sendo assim, na Rua Eustáquio Bastos, no antigo Instituto do Cacau, os turistas podem visitar o Museu Regional do Cacau que foi fundado em 1982 que guarda e preserva a memória das comunidades regionais e tem possui em seu acervo: documentos, fotografias, objetos e obras de renomados artistas plásticos da região.

Os hotéis Praia do Sol e Aldeia da Praia, em Ilhéus, valorizam muito a forte cultura e tradição do cacau na cidade e por isso fizeram uma parceria com uma Fazenda de plantação e produção de chocolate, localizada no Rio do Engenho. “A Fazenda Pol Landenberger é nossa grande parceira em disseminar a cultura da cidade para os nossos hóspedes. Nós damos kits de brindes e entre eles o chocolate, que distribuímos para empresas, agentes de viagens e clientes especiais”, finaliza.