mastro 2

Canavieiras – mais uma vez – manteve a tradição conduzindo o Mastro de São Sebastião com festa, fé e devoção. A Levada do Mastro de São Sebastião, foi realizada neste domingo (11), , saindo do Cais do Porto, no Sítio Histórico até a praça da Capelinha, o cortejo com o Mastro, ou o “Pau de Bastião”, como é comumente chamado pela população, percorreu as principais ruas da cidade, com muita festa, alegria e devoção.

mastro 3frente do cortejo, o Estandarte com a foto de São Sebastião, seguido do prefeito Almir Melo e as autoridades, da Filarmônica 2 de janeiro, de diversas charangas (inclusive uma formada por músicos da Lyra do Commercio), que animavam os participantes e apreciadores em todo o percurso e grupos de capoeira. Logo atrás, uma grande multidão formada pela população e visitantes e, por último, o Mastro de São Sebastião, levado nos braços dos “carregadores”.

Enfeitado com folhas de mangues, reza a lenda que às pessoas de fé bastam retirar uma daquelas folhinhas e guardar na carteira para que não tenham problemas financeiros durante todo o ano. As folhas também são tidas como miraculosas e “servem” para curar os mais diversos tipos de males que acometem os fiéis.

Em Canavieiras, a Puxada do Mastro de São Sebastião remonta um passado de 150 anos, e a festa movimenta milhares de pessoas no cortejo do Cais do Porto à praça da Capelinha. Em volta do local onde o mastro é fincado são armadas barracas de comidas e bebidas. Apesar do cortejo da Puxada do Mastro ser considerada uma festa profana, muitas pessoas a acompanham com o sentido religioso, além de participarem da novena realizada na Capela de São Sebastião.