wagn buera

O governador Jaques Wagner disse hoje durante visita a Buerarema que vai solicitar ao ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, uma solução para o conflito de terras no Sul da Bahia. Índios tupinambás e produtores rurais disputam uma área de 47 mil metros quadrados que abrange dos municípios de  Buerarema, Ilhéus/Olivença e Una.

O acirramento da disputa, que já descambou para a violência, com mortes e depredações, afetou drasticamente a economia de Buerarema e exigiu a presença da Força Nacional de Segurança.

“Esse impasse não pode continuar; É preciso que o Ministério da Justiça tome uma posição sobre o processo de demarcação, que envolve indígenas reivindicando seus direitos  e também famílias de agricultores familiares que ocupam a área há mais de um século”, disse Wagner.

O governador deve se reunir com o ministro da Justiça nesta terça-feira (16) em Brasilia. Ainda nesta semana, Wagner deve ter seu nome confirmando no novo ministério de Dilma Rousseff, na condição de uma das principais lideranças do PT no Governo Federal.