madeira 1Durante a 1ª etapa da Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) do Rio Paraguaçu, coordenada pelo Ministério Público da Bahia, em parceria com a Polícia Rodoviária Federal, IBAMA e diversos outros órgãos federais e estaduais, com o objetivo principal de intensificar ações preventivas e repressivas contra os danos ambientais à Bacia do Rio Paraguaçu, foram detectados diversos crimes ambientais na região da Chapada Diamantina.. Em Itaeté, as equipes integradas apreenderam 91 pássaros silvestres mantidos em cativeiro sem a documentação exigida por Lei. As aves foram entregues diretamente aos agentes do IBAMA que participam da Operação.

madeira 2Também foram apreendidos em Itaeté cerca de 25m³ de madeira e 18 máquinas utilizadas no beneficiamento da madeira sem licença ou autorização do órgão ambiental. Os responsáveis, um homem de 44 anos e outro de 45, foram encaminhados, juntamente com a madeira apreendida e as máquinas, para o IBAMA.

Em outra operação de combate a Crimes Ambientais realizada por equipes de Policiais Rodoviários Federais em Ribeira do Pombal foram apreendidos 25m³ de carvão vegetal sem autorização do IBAMA. A