aleluia 1Ilhéus, no Sul da Bahia, considerado um dos mais importantes pólos turísticos da Bahia, vai estar movimentado durante o feriado da Semana Santa. De acordo com a Associação de Turismo de Ilhéus (Atil), 100 por cento da rede hoteleira local – composta por aproximadamente 10 mil leitos – foram reservados para o período e a cidade deve receber um número recorde de turistas. No período de 17 a 21, o município sedia o maior evento de artes integradas e negócios da Semana Santa na Bahia: o Aleluia Ilhéus Festival, uma realização da Atil, Prefeitura Municipal e Ilhéus Convention Bureau, que conta com o patrocínio do Sebrae, Secretarias estaduais de Turismo e de Agricultura, Bahiatursa, Bahiapesca, CAR, Biofábrica do Cacau e Governo da Bahia.

aleluia 3 O Aleluia Ilhéus Festival acontece pelo segundo ano consecutivo. Uma estrutura de grande porte foi montada na Avenida Soares Lopes, principal cartão postal da cidade, onde acontecerão shows, palestras, exposições de artes, produtos e negócios. Também está confirmada a realização do Festival Literarte, que será destinado à promoção de escritores regionais, e do Palácio das Artes, possibilitando a exposição do trabalho de artistas plásticos da região sulbaiana.

O público também terá a oportunidade de conhecer a produção local na Feira de Economia Criativa, reunindo 40 estandes em um espaço de 1.200 metros quadrados de área coberta. Um dos destaques é o projeto Pontal Criativo, que reúne o talento e as oportunidades de negócio dos moradores de um dos mais importantes bairros da zona sul de Ilhéus, que trabalha em parceria com o Sebrae para ser o primeiro bairro Criativo do Interior da Bahia.

Outro destaque do evento é a programação de shows. Artistas nacionalmente conhecidos como Fábio Júnior, Zélia Duncan, Nando Reis e o cantor gospel, André Valadão, se apresentarão no circuito. Cerca de 200 artistas regionais também irão se apresentar em palcos alternativos.

Um exemplo disso está na organização dos barraqueiros distribuídos pelo circuito. São 50 microempreendedores individuais formalizados que receberão estrutura padronizada, fardamentos, caixas térmicas e toda a estrutura de atendimento ao consumidor. Um dos pré-requisitos do grupo foi participar de uma Clínica Tecnológica sobre Higiene e Manipulação de Alimentos para ambulantes, promovida pelo Sebrae. “Os nossos eventos também têm o compromisso de qualificar estas pessoas que trabalham diretamente com os ilheenses e com os turistas que nos visitam durante todo o ano”, explica o secretário municipal de Turismo, Alcides Kruschewsky.