eduardo-sallesApoiando a sugestão do prefeito de Luis Eduardo Magalhães e presidente da União dos Prefeitos do Oeste da Bahia (Umob), Humberto Santa Cruz, de criação de uma estrutura do governo do Estado na região Oeste, o ex-secretário estadual da Agricultura, engenheiro agrônomo Eduardo Salles, defendeu a criação de duas subsecretarias especiais, no Oeste e Extremo Sul, duas das mais importantes regiões para a agropecuária, ligadas diretamente ao governador ou à Casa Civil.

Segundo Salles, que é terminantemente contra um estado pesado, seriam estruturas muito simples e enxutas, mas que permitiriam um link administrativo, fazendo com que intervenções importantes, emergenciais e prioritárias, fossem efetivadas com maior celeridade. Na sua visão, “isso trará definitivamente a cidadania para os baianos que vivem na fronteira do estado”. A sugestão do secretário foi feita durante a reunião do Programa Participativo do Governo, no Oeste do Estado, no último fim de semana.

Ele disse ainda que “no caso do Oeste, temos duas opções: ou os baianos aceitam a criação do estado de São Francisco, separando esta região da Bahia definitivamente, ou se cria uma estrutura que possa dar atenção especial a uma região que fica totalmente isolada do estado, praticamente a mil quilômetros de distância da capital, e utiliza os serviços e é umbilicalmente ligada a outros estados”.