WD ItagibáO filme “Waldomiro volta pra casa”, um filme-depoimento sobre a vida e obra do pintor primitivista Waldomiro de Deus, será lançado no próximo dia 22 de março, às 19 horas, com uma exibição em praça pública em Itagibá, terra natal do artista.

Com direção de Raquel Rocha e produção de Daniel Thame, o filme é um relato emocionado da vida de Waldomiro, feito pelo próprio artista, que pintou seu destino com a magia dos pincéis, em telas com cores e temas do cotidiano.

“Waldomiro volta pra casa” também resgata imagens do artista na efervescente Rua Augusta, coração de São Paulo, no final dos anos 60, quando Caetano cantava que era proibido proibir e a Ditadura Militar proibia tudo, mas era incapaz de conter a irreverência de WD.

No documentário, Waldomiro relata sua infância no Sul da Bahia, seguindo o pai na vida errante de trabalhador rural, a viagem para São Paulo num pau de arara, ainda na adolescência e o choque com a ´selva de pedra´ para quem estava acostumado com as matas do cacau.

Waldomiro conta como a arte mudou o destino de um retirante condenado ao trabalho duro e o consagrou com um dos maiores primitivistas do Brasil, com obras espalhadas por galerias e museus de todo o mundo, numa narrativa espontânea. “O documentário tem uma narrativa leve, que mantem o ritmo e a essência do artista”, diz a cineasta Raquel Rocha.

O artista relata a influência do Sul da Bahia na sua arte, o permanente processo de renovação com temas do dia a dia dos brasileiros, e a plenitude da experiência aos 70 anos de idade, recebendo homenagens no Brasil e no Exterior. E mostra a emoção do reencontro com a Itagibá da infância, num passeio pela cidade e o contato com os moradores da cidade.

Amigo de Waldomiro de Deus há 35 anos, quando residia, em Osasco, cidade operária da Grande São Paulo, o jornalista Daniel Thame, que conduziu a entrevista que serve de fio condutor do filme, ressalta que “Waldomiro é um cidadão do mundo que não perdeu o jeito de menino grapiuna, embora ainda esteja a merecer o reconhecimento dos sulbaianos, pela grandeza de sua arte”. “Produzir o documentário é um passo importante nesse resgate de um artista simples, mas definitivamente magistral”, afirma Thame.

Após a estréia,  ´Waldomiro volta pra casa´, que tem o apoio cultural da Prefeitura de Itagibá, será exibido em outras cidades sulbaianas e pela TVE Bahia e TV Brasil.