BFO Programa Bolsa Família, parte integrante do Plano Brasil Sem Miséria, tem beneficiado 16 milhões de brasileiros ao longo dos 10 anos de sua existência. Algumas pessoas, após conseguir uma melhor condição social, cancelam o benefício, pois não têm mais necessidade de recebê-lo. Esse é o caso de Iara Fernandes, moradora da zona Sul de Ilhéus, mãe de quatro filhos que tomou a decisão de renunciar ao benefício do Bolsa Família, após a melhoria das condições financeiras de sua família.

Ela disse que passou muitos anos no programa, “porém, como minha família hoje está numa situação estável, decidi sair do programa para que outra família possa ser auxiliada”. Atualmente, seu filho mais velho está empregado e a renda é suficiente para mantê-los.

A decisão da família de Iara foi elogiada pelo secretário de Desenvolvimento Social de Ilhéus, Jamil Ocké.“Essa atitude é louvável, pois existem muitas famílias necessitadas no nosso município cada pessoa que sai do programa dá espaço para uma nova família”. Para ele, a ação da beneficiária deve servir de exemplo para beneficiários que não tem mais necessidade do Bolsa Família”.