pastaramJoabe de Aliberto Santos, de 19 anos, e Elimar Santos Veloso, 23, autores do sequestro e morte do pastor da Igreja Batista Salamina, Edmilson Conceição dos Anjos, 60, em 16 de dezembro do ano passado, foram apresentados à imprensa, nesta terça-feira (18), pela Polícia Civil. Os criminosos também usaram o cartão de crédito da vítima para fazer compras num valor acima de R$ 1 mil. Edmilson coordenava um centro comunitário, em Simões Filho, que desenvolvia trabalhos voltados a crianças e adolescentes.

Presos, no sábado (15), por investigadores da 26ª Delegacia Territorial (DT/Vila de Abrantes), em suas residências, no Loteamento Fonte das Águas, em Arembepe, Camaçari, a dupla guardava 37 pedras de crack, munição para pistola 9 mm e diversos produtos comprados com o cartão de crédito do pastor Edmilson. A apresentação foi conduzida pelas delegadas Fernanda Porfírio, diretora do Departamento de Polícia Metropolitana (Depom), e Maria Danielle Monteiro, titular da 26ª DT/Vila de Abrantes.

Um adolescente de 17 anos, também envolvido no crime foi apreendido, na sexta-feira (14), com uma espingarda calibre 12, uma pistola 9 mm, 40 trouxas de cocaína, 42 cápsulas de cocaína e um colete balístico. O garoto, já encaminhado ao Ministério Público, estava num imóvel usado como ponto de venda de drogas, na Fonte da Caixa, em Vila de Abrantes, pertencente a um traficante identificado como “Queixo”, que está sendo procurado. Ele confessou ter participado do sequestro e assassinato do pastor. Joabe e Elimar foram localizados e presos em seguida.

O CRIME

Usando um revólver calibre 32, Joabe, Elimar e o adolescente abordaram o pastor, no dia 16 de dezembro, quando ele estava na passarela de Arembepe, na rodovia BA 099, a bordo do Corsa Classic, cor prata.  Sob ameças, a vítima dirigiu até Portão, onde os bandidos tentaram fazer saques num terminal de autoatendimento de um hipermercado. Não havia dinheiro no caixa eletrônico.  Depois disso, foram até um shopping center, na região do aeroporto, e compraram roupas e calçados com o cartão.

Segundo a delegada da DT/Abrantes, imagens do circuito interno de segurança registram Joabe e Elimar andando pelos corredores do shopping e entrando em uma loja. Enquanto isso, o pastor Edimilson ficou no veículo sendo vigiado pelo adelescente que empunhava a arma. Mais tarde, a vítima foi obrigada a dirigir até um local ermo, no Loteamento Jardim das Mangabeiras, onde cada um dos criminosos efetuou um disparo contra ela.  O corpo foi encontrado no dia 19 de dezembro. Indiciados por tráfico de drogas, associação para o tráfico e latrocínio, a dupla e encontra-se custodiada na carceragem da unidade policial.