Paulo Gabriel Nacif

paulo gabUm dia Che Guevara afirmou que o seu objetivo coma revolução cubana era transformar a ilha numa grande universidade. Em meio a todas as contradições da recente história cubana é possível afirmar que esse objetivo de algum modo vem sendo alcançado.

Após municipalizar o sistema de educação superior cubano por meio do Centros Universitários Municipais, a cada dois anos ocorre na Ilha um grande evento no qual representantes de todo o mundo, principalmente da América latina, se reúnem para discutir os rumos da educação superior no continente americano.

Esses eventos ocorrem desde 1998. O último desses eventos ocorreu em fevereiro de 2014. Com cerca de 5.000 participantes, o 9º Congreso Internacional de Educación Superior “Universidad 2014” teve como tema “Por una Universidad Socialmente Responsable”. Os debates foram intensos e registraram uma firme defesa da educação como um bem público social e um direito humano fundamental.

Tive a oportunidade de participar dos últimos quatro eventos (desde 2008). Dessa última vez fui responsável pela conferencia sobre “os desafios da democratização da educação superior no Brasil” no “V Taller Internacional de Universalización de la Universidad” que teve como Presidente o Dr. Dimas Néstor Hernández Gutiérrez, Chefe de Departamento de Universalización do Ministerio de Educación Superior de Cuba.

Nesta oficina pudemos debater de debater temas como a educação do campo, universidade e territórios, políticas afirmativas, a extensão universitária e a inclusão. Ao final, saímos convictos de que a universidade é uma experiência tão transformadora e que devemos perseguir para que não apenas a Ilha, mas todo o mundo se transforme num grande campus universitário.

 

Paulo Gabriel Nacif é  engenheiro agrônomo e doutor em solos, é reitor da UFRB (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia).