roberto-e-secretáriaPara estreitar relações e dar boas–vindas à nova secretária estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Andrea Mendonça, o presidente da Academia de Ciências da Bahia, o ex-governador Roberto Santos, e o vice-presidente, professor Edivaldo Boaventura, visitaram a Secti.

A secretária se sentiu lisonjeada com o que classificou de “visita ilustre”. “Fico feliz, pois a Academia é uma grande parceira nossa”. Durante o encontro, o professor Roberto Santos deu algumas sugestões à nova gestora como a criação do Oceanário no Parque Tecnológico, e solicitou apoio da pasta para edição de duas obras: “História da Ciência da Bahia e História da Ciência: uma abordagem introdutória”.

Além disso, a secretária pontuou importantes projetos da Secti, como o Parque Tecnológico. “Vamos torná-lo um grande espaço de convivência, e despertar na juventude baiana o interesse pelas áreas de ciência e tecnologia”, acrescenta. A atividade contou também com a participação do diretor Executivo Academia de Ciências da Bahia, Álvaro Almeida, e o professor Jailson Andrade.

Ainda na terça-feira, a secretária se reuniu com o diretor do Worldwatch Institute (WWI) do Brasil, Eduardo Athayde, para discutir questões relacionadas à energia, tecnologia, meio ambiente e sustentabilidade. Andrea Mendonça ressaltou a importância de estreitar laços com as instituições que buscam soluções inovadoras para as preocupações da população mundial. “A reunião foi muito produtiva. Reafirmamos a nossa parceria com o desenvolvimento sustentável, questão fundamental para a expansão do debate sobre estas necessidades humanas”, afirmou.

O WWI é um instituto de pesquisa sediado em Washington (EUA), fundado em 1974. O foco da instituição são preocupações ambientais globais, onde procura dar acesso universal à energia renovável, crescimento dos postos de trabalho ambientalmente saudáveis e desenvolvimento da sustentabilidade. O WWI Brasil publica em língua portuguesa os relatórios internacionais.