Corrida de RuaO fenômeno das corridas de rua está cada vez mais consolidado e prova disso é que o número de participantes nesse esporte tem crescido muito nos últimos anos, sendo, atualmente, o segundo esporte mais popular do Brasil.

De acordo o presidente da Confederação Brasileira de Atletismo, Toninho Fernandes, isso ocorre pela facilidade que existe em se iniciar nesse esporte. “Qualquer pessoa saudável é capaz de praticá-lo, já que não requer nenhum tipo de habilidade específica. Exige apenas um par de tênis, roupa adequada, vontade e disciplina. Além disso, por não ser um esporte coletivo, o praticante não depende de outras pessoas”, destaca.

Outro fator para a ascensão da corrida de rua é a maior procura de pessoas para saírem do sedentarismo ou tabagismo, participarem de algum grupo, seguir recomendações medicas ou perder peso. “A divulgação de grandes eventos deste esporte e da mudança do estilo de vida com hábitos saudável tem levado cada vez mais pessoas a optarem por esta prática esportiva, como competição, lazer ou qualidade de vida”, completa Toninho.

Para alguns adeptos a corrida tornou-se uma espécie de bom vício, possibilitando aos atletas superar seus próprios limites, seja baixando seu tempo ou aumentando a distância, o que exige disciplina e regularidade. “Por ser uma modalidade que exige treinos regulares, a superação dos desafios é constante e cada vez mais buscamos baixar nosso tempo de prova e aumentar a distância percorrida. E isso é muito bom para a fidelização ao esporte. Além disso, a corrida pode ser em qualquer lugar, seja nas ruas, em parques e até mesmo na praia”, ressalta o atleta e educador físico Beto Kruschewsky, sócio-diretor da VO3 Assessoria Esportiva.

 Crescimento regional

Na região sul da Bahia o esporte também tem crescido de forma significativa. No próximo dia 22/12, por exemplo, será realizada a Corrida da Gabriela, na praia dos Milionários, em Ilhéus. O evento acontecerá às 09h com opções de percursos de 5km e 10km. Largada e chegada acontecerão em frente ao Hotel Aldeia da Praia, com um percurso que terá como pano de fundo o mar de Ilhéus, proporcionando aos atletas momentos especiais durante a corrida.

“Com um cenário maravilhoso que motiva qualquer um a praticar exercícios e o crescimento desse esporte, nada mais justo que apoiarmos uma corrida de qualidade como essa em Ilhéus”, comentou João Tude, diretor Financeiro do Hotel Aldeia da Praia, patrocinador do evento.

A entrega dos kits da Corrida da Gabriela será no Hotel Aldeia da Praia nos dias 21/12, das 15 às 18h, e 22/12, das 7h às 8h20. O evento está sendo organizado pela Personal Club de Salvador, que promove a meia maratona Farol a Farol. Os 5 primeiros colocados feminino e masculino receberão troféus, mas todos que completarem a prova receberão medalhas de participação.