A IV Exposição de Arte do Instituto Bahiano de Reabilitação (IBR), unidade da Fundação José Silveira (FJS), será aberta amanhã (sábado  – 09/11), às 16h, com um acervo variado de criações produzidas por pacientes em tratamento na unidade. Em cartaz no Palacete das Artes Rodin Bahia, na Graça, em Salvador, a mostra é intitulada “Transformação”, em referência ao trabalho de  arteterapia desenvolvido no IBR como forma de estimular mudanças positivas para o fortalecimento da autoestima e da qualidade de vida. Nesse processo de autoconhecimento através da arte, a pessoa com deficiências neuropsicomotoras enxerga e vivencia novas possibilidades em suas limitações.

“A arteterapia trouxe um ganho significativo ao processo de tratamento dos pacientes do IBR, pois  inverte o fluxo terapêutico; ou seja, enquanto nas terapias convencionais a questão motora estimula o emocional, na arteterapia o trabalho emocional estimula o desenvolvimento motor”, assinala o coordenador do IBR, Rogério Gomes. Esta abordagem integral possibilita que o paciente evolua mais rapidamente em seu tratamento e tenha mais bem-estar. “Nessa exposição, temos a oportunidade de mergulhar no universo das emoções e sentimentos trazidos e vivenciados pelos adultos e crianças com deficiência”, diz a artista plástica e arteterapeuta Constança Maia.

Estão sendo expostos trabalhos produzidos por crianças e adultos, durante atendimentos no setor Arteterapia do IBR, com a utilização de técnicas de guache, colagem, mosaico, acrílica e argila, utilizando como suporte materiais em papel, tela e caixas em papelão. Serão expostas também aquarelas, que integram uma série de obras artísticas destinadas à decoração dos quartos da área da maternidade do Hospital Santo Amaro.