Geraldo-SimoesO depurado federal Geraldo Simões registrou, no Congresso Nacional, a comemoração do dia do Técnico Agrícola, em 5 de novembro. “Sendo eu, parte integrante da categoria e funcionário da Comissão Executiva do plano da lavoura Cacaueira – CEPLAC quero deixar nos anais desta Casa meu testemunho da importância da profissão, principalmente agora que ela é valorizada pelo Governo Federal com a criação da ANATER, Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural”, disse o deputado. A ANATER, com a qual a CEPLAC atuará, significará melhor acesso dos agricultores à tecnologia, conhecimentos e extensão rural, permitindo maior produtividade. Sem dúvida este é o campo de trabalho por excelência do técnico agrícola.

A profissão conta com 102 anos de existência, segundo o Presidente da FENATA – Federação Nacional dos Técnicos Agrícola e 42 anos de seu reconhecimento legal como profissão; e tem sido essencial para a atenção á produção agrícola, aos pequenos e médios produtores, à agricultura familiar, aos cooperados e assentados da reforma agrária.

Geraldo Simões aproveitou para  manifestar seu empenho na defesa da categoria, pelo seu reconhecimento e valorização, “luta que venho fazendo no decorrer de meus mandatos de Deputado Federal, com estrito contato com os técnicos da CEPLAC, a ANTEFFA – Associação Nacional de Técnicos de Fiscalização Federal Agropecuária e a ATEFFA, sua correspondente no estado da Bahia”.

“Parabenizo a todas as entidades da categoria e a todos os técnicos agrícolas do Brasil pelo seu dia e tenho certeza que, com nossa mobilização e disposição de luta, teremos muitas conquistas e poderemos cooperar de forma mais decisiva e produtiva para o desenvolvimento da agricultura e da economia brasileira”, finalizou Geraldo Simões.