não é apenas uma questão de estátua, mas de respeito à memória de Jorge

Para justificar o descaso com a estátua de Jorge Amado, que sete meses depois de ser atacada a tiros e pedradas em Ferradas continua num depósito da  Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania, o presidente da instituição, Roberto José, disse que estava aguardando o resultado da perícia para iniciar a restauração.

Segundo ele, como a estátua é de resina, ela terá que ficar no interior “Casa de Jorge Amado”, em Ferradas.  Roberto José também anunciou que haverá um concurso para a construção de uma estátua de bronze.

Como a FICC demorou sete meses para ´descobrir´ que a estátua vandalizada não pode ficar em local aberto, é de se esperar que a restauração esteja concluída antes das comemorações dos 200 anos do nascimento de Jorge Amado, no ano de 2112.

Quanto à construção de uma nova estátua, em bronze, é mais fácil acreditar que Jorge Amado ressuscite e atue como estátua viva no monumento em sua homenagem.

Com um proverbial colete e prova de balas, obviamente, embora o presidente da FICC insista na tese das pedradas. Os moradores de Ferradas, mais versados nesse quesito, falam em tiros mesmo.

Como se pedrada ou tiro fizesse diferença diante da vergonha do fato em si.

Nesse embate entre a incompetência e o desrespeito com a memória de Jorge Amado, dá empate, com louvor.

Se vivo. Jorge Amado faria 101 anos. neste sábado, 10 de agosto de 2013.