Ilhéus é a primeira cidade do interior do Nordeste que vai receber a Caravana da Abrat (Associação Brasileira dos Advogados Trabalhistas). Nos dias 13 e 14 de junho, serão realizados, no auditório da Faculdade de Ilhéus, o XXIII Simpósio Trabalhista da ABRAT e o II Congresso Nordestino de Direito do Trabalho, coordenados com o apoio da Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em parceria com a Comissão de Formatura do 8º e 9º semestres do curso de Direito da Faculdade de Ilhéus.

Segundo informação do presidente da OAB local, Marcos Flavio Rhem da Silva, a programação terá início às 18 horas, com a solenidade de abertura, da qual participarão o presidente da Abrat, Antonio Fabrício Gonçalves, o presidente da OAB/Ba, Luiz Viana Queiroz,  a presidente do TRT da 5ª Região, Vânia Jacira Tanajura Chaves, os presidentes da OAB em Ilhéus e Itabuna, Marcos Flávio e Andirlei Nascimento Silva, e o presidente da Abat, Eliel Teixeira.

Em seguida, haverá palestra proferida por Cézar Britto, ex-Presidente do Conselho Federal da OAB e um dos maiores especialistas em direito sindical do Brasil, que falará sobre os 70 anos da CLT e a Conquista do Espaço Internacional. No dia 14, os trabalhos serão retomados, a partir das 9 horas, com o painel “Responsabilidade Civil e Acidente do Trabalho e Doença Ocupacional”, apresentado pelo desembargador Valtércio Oliveira, Corregedor do TRT da 5ª Região, e pela Juíza da 34ª Vara do Trabalho de Salvador, Ana Paola Diniz. Logo após, uma palestra sobre Honorários Advocatícios na Justiça do Trabalho será feita pelo ex-presidente da ABRAT, Jefferson Calaça.

A partir das 14 horas, um espaço está reservado para a Associação dos Advogados de São Paulo, que mostrará os cursos telepresenciais transmitidos em parceria com a OAB-Ba. A partir das 14h15min, o espaço será do Conat(Congresso Nacional dos Advogados Trabalhistas). Em seguida, o painel sobre a Emenda Constitucional 72/2013(PEC das Domésticas) terá a participação do presidente da Abrat, Antonio Fabrício Gonçalves, da desembargadora do TRT-2ª Região, Salete Maccalóz, e do Procurador Federal Israel Nunes.

Outro painel, coordenado por Eliel Teixeira, Presidente da Abat, sobre Perícia Técnica, também será apresentado. A palestra de encerramento será com o futuro Ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Cláudio Brandão, que também será alvo de homenagem. No encerramento, o congraçamento entre os participantes acontecerá no Hotel Jardim Atlântico, por volta das 20h30min, com o 1º Forró da OAB, animado por Keketa e Banda Circuito Fechado.