Foi lançado oficialmente em Ilhéus  V Festival Internacional do Chocolate e Cacau. O evento reuniu empresários, lideranças políticas, parceiros do projeto, que foi  apresentado pelo  presidente da ATIL e organizador do evento, Marco Lessa. O tema do Festival este ano é “Uma Viagem do Cacau ao Chocolate”, uma inspiração histórica na região, que é berço da civilização grapiúna e no chocolate, que começa a celebrar as raízes na terra do cacau. Assim, o evento pretende consolidar de vez um novo destino: a Bahia do chocolate. O Festival contará com  atrações nacionais e internacionais do mundo do chocolate e do cacau e deve receber mais de 30 mil visitantes no Centro de Convenções de Ilhéus.

A partir do dia 3 de julho o público poderá aproveitar a EXPOChocolate, estandes de indústrias, marcas de chocolate fino e artesanal, produtos de cooperativas de agricultura familiar da região, entidades, órgãos públicos, fornecedores de equipamentos e matéria prima.  Além disso, quem tiver curiosidade sobre o cacau e o chocolate vai poder aprender um pouco mais com a ampla programação de palestras, rodadas de negócios e workshops na Jornada do Chocolate e do Cacau.

Uma novidade será o espaço Chocolarte, uma galeria com fotografias, pinturas em tela e uma exposição de esculturas de chocolate inspiradas nas obras de Jorge Amado. Outro ponto importante será a Feira dos Municípios, estandes que irão divulgar as cidades das Costas do Cacau e do Dendê, além de outros estados produtores. A programação terá ainda  shows, espaço infantil (Planeta Chocolate), chococine e visitas às fazendas de cacau e chocolate são mais algumas das atrações do evento para este ano. O lançamento do Festival também marcou o início da comercialização dos estandes, são cerca de 100 espaços destinados aos expositores.

O Festival Internacional do Chocolate e Cacau é realizado com o apoio da  CAR, Secretaria de Agricultura da Bahia, FAEB. FIEB. SENAR. SEBRAE, Secretarias de Turismo do Estado e do Município de Ilhéus, Bahiatursa, Governo da Bahia, Associação dos Produtores de Cacau (APC), Associação de Turismo de Ilhéus (Atil) e MVU Eventos, empresa idealizadora do projeto, dentre outros.