Bahia, de todas as belezas, todos os encantos

As perspectivas de aumento do número de turistas em toda a Bahia marcam a chegada oficial do verão nesta sexta-feira, 21 de dezembro. Segundo dados da última pesquisa da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), realizada em 2011, o estado deve receber cerca de 3,5 milhões de visitantes vindos de outros estados brasileiros e de outros países. Além desse contingente de visitantes, dois milhões de baianos devem circular pelas zonas turísticas do próprio estado no período da alta estação, que se estende até março do próximo ano, principalmente durante os festejos do Réveillon e do Carnaval.

De acordo com a Infraero, o aumento no movimento dos aeroportos de Ilhéus e Salvador deve ser 15% maior que o medido na temporada passada. Já os cruzeiros marítimos, devem trazer mais de 300 mil visitantes a Salvador e Ilhéus até maio de 2013.

Em nível nacional, os principais emissores de turistas para a Bahia são os estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, além do Distrito Federal. No âmbito internacional, os países que mais enviam visitantes são Argentina, Espanha, Itália, França e Estados Unidos.