No programa Conversa com o Governador, produzido pela Secretaria da Comunicação Social da Bahia (Secom), Jaques Wagner destaca os projetos de lei sancionados na semana passada, que viabilizam aumentos salariais para várias categorias do funcionalismo.

“A gente instituiu a mesa permanente de negociação, agora concluímos mais um conjunto – saúde, Polícia Civil, delegados, peritos, investigadores, escrivães, agentes penitenciários, técnicos em fiscalização e regulação e também a dos professores. A cada ano a gente avança mais um pouco até darmos a eles as melhores condições possíveis”, disse o governador.

Wagner fala ainda no programa sobre o desempenho do Estado na execução do programa Minha Casa, Minha Vida, do sorteio das chaves da Copa das Confederações, que definiu jogos importantes na Bahia, e ainda da confirmação de que haverá Ba-Vi na primeira divisão do Campeonato Brasileiro em 2013.

Negociação com as categorias

Os Projetos de Lei que beneficiam os servidores, de acordo com Wagner, foram dialogados em um espaço próprio para a discussão. “A gente instituiu a mesa permanente de negociação, agora concluímos mais um conjunto – saúde, Polícia Civil, delegados, peritos, investigadores, escrivães, agentes penitenciários, técnicos em fiscalização e regulação e também a dos professores. A cada ano a gente avança mais um pouco, até darmos a eles as melhores condições possíveis”.

O governador avalia que a Bahia “deu sorte” no sorteio das chaves da Copa das Confederações, que será realizada em 2013. “Veio para a Bahia o jogo Brasil e Itália, um clássico do futebol mundial. Veio também um jogo do Uruguai – que é uma grande equipe – com a equipe campeã do torneio do continente africano, em fevereiro. Para nós é um motivo de orgulho, já que Salvador é a cidade mais africana fora da África”. O estado sediará ainda a disputa do terceiro e quarto lugares do campeonato.

Times baianos na primeira divisão

“Falando de futebol, eu não poderia deixar de publicamente parabenizar Bahia e Vitória, os dois agora na primeira divisão – Bahia se manteve e o Vitória galgou a primeira divisão – e, depois de dez anos, nós vamos voltar a ter, na primeira divisão do Campeonato Brasileiro, um BAVI”. Para o governador, “a nova Fonte Nova vai ter o prazer de receber esses dois times que representam a Bahia na primeira divisão do futebol brasileiro”.

Os programas Assentamentos Dinâmicos e o Bioma Caatinga, ambos realizados em parceria com o Banco do Brasil, Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES) e Fundação Banco do Brasil, envolvem, juntos, um investimento de aproximadamente R$ 50 milhões, de acordo com o governador.

Bahia bate recorde no programa habitacional

Ainda em Brasília, Wagner afirma que participará, hoje, junto com a presidenta Dilma, de um grande evento para comemorar a entrega de um milhão de moradias dentro do programa Minha Casa Minha Vida.

“A Bahia bateu recorde no Minha Casa Minha Vida I, já temos muito mais contratos para o Minha Casa Minha Vida II e eu espero que a gente rapidamente possa atingir a meta de dois milhões de casas no Brasil”. O governador afirma que, “além de beneficiar quem vai receber a casa, beneficia a economia como um todo porque é muita gente empregada na construção dessas casas”, afirmou Wagner.