Mira, hermano, es la Bahia…

Aumentar o número de turistas portenhos que visitam o estado é o que pretende a Bahiatursa, que preparou uma campanha publicitária pra ser veiculada nos principais jornais e revistas da Argentina. Com o slogan ‘Sol, playa y fiesta. Bahía es mucho más’, o anúncio chama a atenção para o que o estado oferece aos visitantes – sol e praia, ecoturismo, turismo religioso, Carnaval e suas cores e sabores.

A ação promocional, além de estreitar as relações com o mercado argentino, o principal emissor de turistas estrangeiros para a Bahia, é uma oportunidade para promover o estado como destino turístico no verão e Carnaval, além das Copas das Confederações de 2013, do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016.

“É fundamental que a Bahia fortaleça suas iniciativas de promoção nos países vizinhos, uma vez que grande parte dos turistas que viaja pelo mundo prefere as que duram em média seis horas. Estamos concentrando os investimentos em regiões que já temos voos e não vamos medir esforços nos locais onde detectarmos oportunidades de novas frequências”, afirma o secretário de turismo, Domingos Leonelli.

O anúncio é o primeiro da Bahia utilizando a tecnologia QR Code. A ferramenta, parecida com um código de barra, direciona o leitor que possui tablet ou smartphone até a página oficial de turismo da Bahia, onde ele pode conhecer melhor os destinos do estado.

A campanha será veiculada nos jornais Clarin, La Voz Del Interior de Cordoba, La Nacion e La Capital de Rosario e também nas revistas Lugares, Nuenas Viajes, Report e Ladevi. A Argentina é o maior mercado emissor de turistas ao Brasil. A motivação desses visitantes é o turismo de lazer. Em 2010, as cidades brasileiras receberam 1.399.592 turistas da Argentina, 15% a mais que no ano anterior. De acordo com a última pesquisa da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), realizada em 2011, o país é o primeiro emissor de turistas para Bahia, com um fluxo de 105 mil visitantes enviados.