O  Secretário do Meio Ambiente da Bahia, Eugenio Spengler e o  Representante do Banco Interamericano de Desenvolvimento no Brasil (BID), Juan Carlos De La Hoz (foto) assinaram hoje (27), em Brasília,  o Programa de Desenvolvimento Ambiental do estado da Bahia,  para acelerar e fortalecer os programas de modernização e de gestão ambiental já em execução no estado.  Ambos destacaram a circunstância positiva da assinatura após a Rio+20.

O total do financiamento é de US$ 16,7 milhões  sendo US$ 6,7 milhões, de contrapartida do estado, para execução em 4 anos e prazo de 25 anos para pagamento.

Satisfeito , o Representante do BID, Juan Carlos De La Hoz revelou que o programa baiano é o primeiro financiamento destinado pelo banco à programas de preservação ambiental  e desenvolvimento sustentável assinado após a realização da Rio+20.

“ Essa é uma circunstância super positiva pois vamos aplicar nossos recursos em dois pontos que marcaram a Conferência e que necessitam de gestão ambiental: a preservação dos recursos hídricos e da biodiversidade”,  afirmou Juan Carlos, apontando a similaridade de conteúdo do que foi aprovado na Rio+20 com o contrato assinado.

Para Eugenio Spengler,  o contrato foi assinado na hora certa coincidindo com o que foi aprovado na Rio+20, o que vai ajudar a acelerar os investimentos em projetos ambientais na Bahia.

O dinheiro será aplicado no fortalecimento da capacidade de planejamento e gestão ambiental da Secretaria do Meio Ambiente  e na melhora da efetividade da conservação das APAs priorizadas em duas regiões: a RMS (Região Metropolitana de Salvador) e  na Bacia do Leste na busca de soluções para desafios e conflitos ambientais em áreas protegidas, diante da agenda de projetos de desenvolvimento econômico previstos pelo estado da Bahia.

“O objetivo do programa é modernizar o sistema de gestão ambiental do estado da Bahia contribuindo para a conservação e o uso sustentável dos recursos naturais, principalmente, dos recursos hídricos”, afirmou Eugenio.