O IV Festival Internacional do Chocolate da Bahia em parceria com a empresa produtora de chocolate Harold, uma das maiores do mundo neste segmento, trará a Ilhéus minicursos com aulas expositivas e experimentais sobre técnicas de manuseio do chocolate. Os minicursos acontecerão no Centro de Convenções Luis Eduardo Magalhães no período de 28 de junho a 02 de julho como parte da programação do festival.

O chocolatier André Bispo, da Harald, será o responsável por ministrar ao público durante os três dias de curso diferentes temáticas, entre elas preparação de tortas clássicas e finas, tendo chocolate como ingrediente base do passo a passo, com os mais variados exemplos de montagens, recheios, coberturas e decorações. André traz ainda o processo de fabricação de bombons e trufas de forma artesanal, utilizando moldagem e modelagem especiais e inovadoras, além de aula especialmente dedicada às sobremesas mais elaboradas.

As aulas demonstrarão técnicas para decorar e melhorar a apresentação visual dos bombons, trufas, tortas e sobremesas, bem como inúmeros processos de pintura e textura. Além disso, revelarão os segredos de derretimento e temperagem, simulações de erros e acertos do chocolate, conservação dos produtos acabados e utilização de todas as temperaturas indicadas. Haverá também orientação profissional sobre a utilização de ferramentas e utensílios adequados para um melhor resultado profissional.

Os interessados em participar dos minicursos de culinária especializada em chocolate já podem se inscrever pelo site www.festivaldochocolate.com, onde está disponível a ficha para o preenchimento de dados. Com vagas limitadas as inscrições custam R$60,00 para 03 dias de minicurso, com direito à meia-entrada para estudantes e para pessoas ligadas às associações e institutos do setor.