:: 31/maio/2011 . 17:37
DILMA E WAGNER DISCUTEM COPA 2014
A presidente da República, Dilma Rousseff, está reunida no Palácio do Planalto, em Brasília (DF), nesta terça-feira (31), com governadores dos estados e prefeitos das cidades-sede dos jogos da Copa do Mundo FIFA 2014. O governador da Bahia, Jaques Wagner, é um dos participantes.
Na pauta da reunião, temas como mobilidade urbana, qualificação profissional, investimentos em turismo e estádios de futebol, com vistas à Copa das Confederações, em 2013, e à Copa 2014.
Os secretários da Casa Civil, Eva Chiavon, e de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia, Cícero Monteiro, participam da reunião. Segundo Monteiro, o governador crê que se chegará a um consenso para a escolha do modal para mobilidade urbana na Avenida Paralela.
NEM SEMPRE POLÍCIA É POLICIA, BANDIDO É BANDIDO…
19 policiais militares e civis e empresários foram presos em Camacan e Ilhéus, no Sul da Bahia, na Operação Esfinge. Os detidos foram levados para a sede da 7ª Coorpin, em Ilhéus, e deverão ser encaminhados para a sede da Polícia Civil em Salvador. As acusações vão de crimes de extorsão a homicídio, formação de quadrilha e tráfico de drogas.
A delegacia de polícia civil de Camacan acabou interditada nesta manhã, após o delegado Jackson Silva, seis agentes e escrivãs serem detidos na Operação Esfinge. Ainda na cidade localizada às margens da BR-101, foram presos o Major Silvério, que comanda a Companhia Independente da PM, um sargento e dois soldados da Polícia Militar.
A operação foi deflagrada pela Polícia Civil e Ministério Público estadual e conta com o auxílio da Força Nacional de Segurança Pública. Um dos empresários presos na operação, Edvan Ribeiro, é acusado de matar a esposa, Kátia Cristina Lima, assassinada na porta de uma igreja evangélica de Camacan. (com informações do Pimenta na Muqueca) .
IMORAL DA HISTÓRIA: O célebre Lucio Flávio cunhou nos anos 70 a frase “polícia é polícia, bandido é bandido”. Quando polícia passa a ser bandido, como temos visto com espantosa freqüência, tem que ser tratado como bandido.
Wagner reafirma compromisso com educação e pede fim da greve nas universidades estaduais
No programa de rádio Conversa com o Governador desta semana, o governador, Jaques Wagner trata da questão da greve nas universidades estaduais, conclamando os professores a por fim ao movimento. Wagner diz que o governo tem compromisso com a educação como um todo, e relaciona uma série de ações desenvolvida no estado, a exemplo do programa Todos pela Alfabetização (Topa) e a ampliação de investimentos para o ensino profissionalizante e o ensino superior no âmbito do estado.
De acordo com Wagner, mesmo com a crise econômica de 2009, foi ampliado em 81% o orçamento das quatro universidades. “Agora, na negociação com os professores, oferecemos um reajuste real de 18% para além da inflação. É claro que a melhoria das condições é ao longo de uma caminhada. Eu quero, mais uma vez, chamar os professores no sentido da responsabilidade com os alunos até porque eu tenho a tranqüilidade de dizer que, em quatro anos, nós melhoramos muito as condições de trabalho e de investimentos nas nossas universidades”.
MOBILIDADE URBANA
A questão da mobilidade urbana também merece a atenção do governador. Ele afirma que o Governo do Estado pretende “escolher o melhor para Salvador”, não apenas voltado à Copa de 2014, “mas um projeto de futuro para 2020 e 2030, que garanta a mobilidade urbana com tranqüilidade para todos aqueles que habitam na capital”.
Wagner informa que as propostas voltadas à mobilidade urbana estão sendo analisadas de forma ágil, “até chegar a uma parceria que atenda a viabilidade do Metrô. Tenho certeza de que, com a maturidade que nós vivemos hoje, chegaremos à melhor opção para o povo e os turistas que aqui chegam”.
- 1















