:: maio/2011
DILMA E WAGNER DISCUTEM COPA 2014
A presidente da República, Dilma Rousseff, está reunida no Palácio do Planalto, em Brasília (DF), nesta terça-feira (31), com governadores dos estados e prefeitos das cidades-sede dos jogos da Copa do Mundo FIFA 2014. O governador da Bahia, Jaques Wagner, é um dos participantes.
Na pauta da reunião, temas como mobilidade urbana, qualificação profissional, investimentos em turismo e estádios de futebol, com vistas à Copa das Confederações, em 2013, e à Copa 2014.
Os secretários da Casa Civil, Eva Chiavon, e de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia, Cícero Monteiro, participam da reunião. Segundo Monteiro, o governador crê que se chegará a um consenso para a escolha do modal para mobilidade urbana na Avenida Paralela.
NEM SEMPRE POLÍCIA É POLICIA, BANDIDO É BANDIDO…
19 policiais militares e civis e empresários foram presos em Camacan e Ilhéus, no Sul da Bahia, na Operação Esfinge. Os detidos foram levados para a sede da 7ª Coorpin, em Ilhéus, e deverão ser encaminhados para a sede da Polícia Civil em Salvador. As acusações vão de crimes de extorsão a homicídio, formação de quadrilha e tráfico de drogas.
A delegacia de polícia civil de Camacan acabou interditada nesta manhã, após o delegado Jackson Silva, seis agentes e escrivãs serem detidos na Operação Esfinge. Ainda na cidade localizada às margens da BR-101, foram presos o Major Silvério, que comanda a Companhia Independente da PM, um sargento e dois soldados da Polícia Militar.
A operação foi deflagrada pela Polícia Civil e Ministério Público estadual e conta com o auxílio da Força Nacional de Segurança Pública. Um dos empresários presos na operação, Edvan Ribeiro, é acusado de matar a esposa, Kátia Cristina Lima, assassinada na porta de uma igreja evangélica de Camacan. (com informações do Pimenta na Muqueca) .
IMORAL DA HISTÓRIA: O célebre Lucio Flávio cunhou nos anos 70 a frase “polícia é polícia, bandido é bandido”. Quando polícia passa a ser bandido, como temos visto com espantosa freqüência, tem que ser tratado como bandido.
Wagner reafirma compromisso com educação e pede fim da greve nas universidades estaduais
No programa de rádio Conversa com o Governador desta semana, o governador, Jaques Wagner trata da questão da greve nas universidades estaduais, conclamando os professores a por fim ao movimento. Wagner diz que o governo tem compromisso com a educação como um todo, e relaciona uma série de ações desenvolvida no estado, a exemplo do programa Todos pela Alfabetização (Topa) e a ampliação de investimentos para o ensino profissionalizante e o ensino superior no âmbito do estado.
De acordo com Wagner, mesmo com a crise econômica de 2009, foi ampliado em 81% o orçamento das quatro universidades. “Agora, na negociação com os professores, oferecemos um reajuste real de 18% para além da inflação. É claro que a melhoria das condições é ao longo de uma caminhada. Eu quero, mais uma vez, chamar os professores no sentido da responsabilidade com os alunos até porque eu tenho a tranqüilidade de dizer que, em quatro anos, nós melhoramos muito as condições de trabalho e de investimentos nas nossas universidades”.
MOBILIDADE URBANA
A questão da mobilidade urbana também merece a atenção do governador. Ele afirma que o Governo do Estado pretende “escolher o melhor para Salvador”, não apenas voltado à Copa de 2014, “mas um projeto de futuro para 2020 e 2030, que garanta a mobilidade urbana com tranqüilidade para todos aqueles que habitam na capital”.
Wagner informa que as propostas voltadas à mobilidade urbana estão sendo analisadas de forma ágil, “até chegar a uma parceria que atenda a viabilidade do Metrô. Tenho certeza de que, com a maturidade que nós vivemos hoje, chegaremos à melhor opção para o povo e os turistas que aqui chegam”.
Jyväskylän Jalkapalloklubi
A camisa do time Jyväskylän Jalkapalloklubi da primeira divisão da Finlândia parece um out-door, de tanta propaganda.
Futebol na Finlândia deve ser tão atraente quanto hóquei no gelo do Brasil, mas não é que o meia Javi Vartinen marcou um golaço. Um chutão da lateral, que surpreendeu o goleiro e balançou as redes.
Cá pra nós, é mais fácil saci pererê fazer um gol igual do que a gente conseguir pronunciar o nome do time finlandês.
E gritar ´Jyväskylän Jalkapalloklubi´, ´Jyväskylän Jalkapalloklubi´ então…
UM NOVO JEQUITIBÁ
O Grupo Chaves confirmou para o próximo dia 30 de junho a inauguração da ampliação do Shopping Jequitibá. São mais 7.200 metros quadrados de área construída e mais 320 novas vagas de estacionamento, num investimento total de R$ 20 milhões.
Entre as novas lojas, empresas de porte como C&A, Riachuelo, Lê Biscuit, Colombo, Fórum e outras. Os empresários Helenilson Chaves e Manuel Chaves Netto são os responsáveis por mais essa aposta no potencial de Itabuna e da Região.
Ladrão liga para vítima antes de roubo
Investigadores da 12ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (12ª Coorpin/Itaberaba) já recuperaram o veículo Picape Estrada pertencente ao prefeito de Lajedinho, Antônio Mário, roubado por quatro assaltantes que o atacaram na tarde da última quarta-feira (25), quando saia de uma agência bancária no município de Ruy Barbosa. Um dos ladrões, identificado como Ivo dos Santos Nunes, 45 anos, o “Ivo Cão” – um conhecido revendedor de carros da região – morreu em confronto com policiais civis nas imediações do Povoado de Morro das Flores.
Ao chegar à unidade hospitalar, o prefeito Antônio Mário surpreendeu-se ao averiguar que o ladrão baleado era Ivo dos Santos Nunes, o qual teria lhe telefonado uma hora antes do assalto. No contato através do celular, o prefeito informou ao revendedor de carros que estava em deslocamento para um banco na cidade de Ruy Barbosa acompanhado de um de seus secretários. (com informações da Ascom SSP)
VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS
A questão da violência nas escolas da rede pública será discutida nesta terça-feira, dia 31, a partir das 14 horas, na Câmara de Vereadores de Itabuna. A promoção é da APLB Sindicato e o tema é mais do que relevante, daí ser essencial a participação de pais, alunos, professores e autoridades.
A violência nas escolas é um mal muitas vezes silencioso, mas muito presente no dia da dia das pessoas envolvidas com a educação.
CIDADE TURÍSTICA?
Ilhéus, 11 horas e 58 minutos de um lindo domingo de sol. Um dos locais mais conhecidos da cidade. Celebrizado em todo o mundo por obra e graça de Jorge Amado.
Fechado.
E ainda há os que defendem que, por conta de sua vocação para i turismo, Ilhéus pode prescindir do Porto Sul, da Ferrovia Oeste-Leste, da ZPE…
Não poooooooooooooooode!
Deram um pincel ao menino. E nasceu o gênio-menino Waldomiro de Deus
Fazia um frio intenso nas madrugadas paulistanas e Waldomiro de Deus era mais um migrante nordestino naquela metrópole imensa, que prometia o Eldorado, mas que na maioria das vezes só entregava trabalho duro e uma sobrevivência sofrida na sua periferia distante e abandonada. O frio ainda era pior para quem passava essas noites quase ao relento no Viaduto de Chá, no então centro financeiro da capital, hoje deslocado para a avenida Paulista e seus arranha céus suntuosos.
Waldomiro de Deus era sério candidato a ser apenas mais um entre milhões de nordestinos que só conseguem fazer o caminho de ida. No caso dele, o caminho de ida foi um pau de arara, que partiu da pequena Itagibá, no Sul da Bahia, sacolejou por alguns milhares de quilômetros, até chegar a São Paulo, onde passou fome e, muito, muito frio, para quem estava acostumado ao calor (humano, inclusive) dos baianos.
Até que, um pincel e pedaços de papel catados no chão, começam a pintar um novo destino, ou a reinventar o destino daquele retirante…
O relógio do tempo avança meio século. Estamos no Espaço de Artes da Bolsa de Valores de São Paulo, templo e termômetro da economia brasileira. A nata da elite e do empresariado paulista está ali reunida, para festejar os 50 anos de arte daquele que é considerado um dos maiores pintores primitivistas do Brasil, em 22 obras que se espalham pelo espaço amplo, iluminado. Obras que retratam uma trajetória vitoriosa, de um estilo único, com uso de cores alegres, traços leves e temática popular. O nome desse artista é Waldomiro de Deus.
OS PINCÉIS DE DEUS
O relógio do tempo volta ao Viaduto do Chá. Waldomiro havia conseguido um emprego de jardineiro, mas já estava fascinado por aquele mundo mágico que suas mãos faziam brotar do papel. “Eu pintava na hora em que deveria estar dormindo e dormia quando deveria estar cuidando do jardim”, lembra. De novo na rua, resolveu expor seus desenhos na calçada do viaduto. No melhor estilo naif (ingênuo em francês), apareceu um marquês italiano, chamado Terry Della Stuffa, que feito um anjo lhe deu casa, comida e, melhor, tempo de sobra e material de sobra para pintar.
Pelas graças do marquês e pelas suas mãos e pelo seu talento, Waldomiro de Deus ganhou o mundo. E se tornou cidadão do mundo. Na década de 70 do século passado, foi para a Europa e morou na França, Itália e Alemanha. Também viveu num kibtuz em Israel. Por lá e por outros países, espalhou seus quadros e firmou-se como um dos grandes artistas brasileiros. Quando voltou ao Brasil, foi morar em Osasco, cidade da Grande São Paulo, onde sua casa, repleta de quadros e esculturas e com um quarto cheio de bonecas e com um caixão de defunto no lugar da cama, era ponto de encontro de para artistas, colecionadores, empresários, jornalistas, socialites e afins.
A casa, localizada na periferia de Osasco, viu nascer inúmeros artistas, que tiverem em Waldomiro um grande incentivador. Hoje, ele divide seu tempo entre o bairro de Pinheiros, em São Paulo, e Goiânia.
MENINO GRAPIUNA
O lírismo de suas primeiras décadas de pintura deu lugar a uma arte mais contestadora, com viés de protesto. Temas como desemprego, violência, guerras e exclusão social passaram a compor obras de traços definidos, cores fortes. Pinturas que falam. “Waldomiro tem uma sensibilidade muito grande, vê o mundo com a alma e sua obra é sempre atual. É um artista em vários, um camaleão, que está sempre mudando, sem perder a essência primitivista”, destaca o crítico Oscar D´Ambrósio, autor do livro `Os pincéis de Deus- Vida e obra do pintor naif Waldomiro de Deus`.
No final deste ano, Waldomiro realiza uma exposição na China, um novo mercado que se abre para um artista que resiste ao tempo, porque sua arte não é datada nem estanque. Feito um mutante, ele se renova e se cria, sem deixar de ser o menino grapiuna que nunca deixou de habitar sua alma.
Menino grapiuna?
Pois esse gênio da pintura brasileira ainda está por merecer o devido reconhecimento na terra em que nasceu e que serviu de fonte de inspiração para grande parte de suas obras. “Eu sonho em fazer uma exposição em Itabuna, Ilhéus, em mostrar meu trabalho em Itagibá, porque minhas raízes estão no Sul da Bahia”, afirma Waldomiro, no corre-corre entre produzir novas obras e participar de homenagens pelos seus 50 anos Brasil afora.
E a Bahia fora!
Não estaria na hora do santo de casa fazer milagres? No caso, um milagre em forma da mais legítima arte brasileira. A arte desse menino-gênio baiano chamado Waldomiro de Deus.
PALAVRAS DE WALDOMIRO
“A minha arte não é só para decorar, mas para trazer alguma mensagem. Às vezes traz um alerta, como a violência que acontece no Brasil. Hoje eu vejo que as pessoas não deram crédito às mensagens do meu trabalho e não se preocuparam em trazer educação, cultura e lazer para esse povo.
Eu me sentia muito triste quando ia a uma faculdade e via ali umas poucas pessoas privilegiadas, enquanto uma enorme quantidade de gente neste país não tinha acesso à educação, ao estudo. O que plantamos, colhemos. Se esse nosso povo, tão bonito, tão criativo, tão gentil, tivesse educação desde a infância, seríamos a nação mais realizada do mundo.
Em todas as áreas. Não vivenciaríamos uma violência tão grande, Essa violência nasce do ressentimento contra a desigualdade, a injustiça e a falta de oportunidades. Esse povo não merece isso”.























