A Pró-Reitoria de Gestão Acadêmica (PROGEAC) publicou o edital 16/2023, que oferece vagas para alunos especiais em componentes curriculares da graduação. O prazo de inscrições aberto para a comunidade em geral é de 24 a 25 de maio, com resultados previstos para o dia 26 de maio. É uma oportunidade para experimentar um pouco de um curso de graduação e do cotidiano universitário, sem custos de mensalidade e em uma universidade federal.

 

As inscrições devem ser feitas neste formulário online. É essencial prestar atenção na documentação, que deve ser apresentada no formato PDF. A PROGEAC preparou um documento com orientações para essa etapa.

 


Alunos com matrículas especiais podem estudar um componente curricular de um curso, tendo notas e registros preservados na UFSB que podem ser aproveitados em caso de ingresso como estudante regular, e também têm direito a documento certificando a conclusão do componente curricular, com carga horária realizada e a nota obtida. A inscrição especial não configura vínculo regular com a UFSB, e não dá direito a? emissão de identidade estudantil, concessão de bolsas ou benefícios destinados às/aos estudantes regularmente matriculadas/os. Os/as estudantes selecionados/as já participarão das aulas que reiniciam nos próximos dias.

 

A lista de componentes curriculares (popularmente chamados de “disciplinas” ou “matérias”) oferecidos pela UFSB inclui tópicos de diversas áreas do conhecimento, da Saúde ao Direito, passando por Ciências Ambientais, Sociais e Humanas, Exatas e da Terra. É uma forma de conhecer um pouco de um curso pelo qual se tenha interesse, sem compromisso e, no caso da UFSB, sem custos de mensalidade e em uma instituição de ensino superior pública, gratuita e de qualidade.