O Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães apresentou na manhã da sexta-feira passada, dia 20, os Indicadores Estratégicos da Farmácia Hospitalar em 2022. O evento, que aconteceu no auditório da unidade hospitalar, também celebrou o Dia Nacional do Farmacêutico.

A coordenadora da farmácia, Dioney Guimarães e sua equipe, explanaram para os diretores, coordenadores e colaboradores os indicadores positivos em saúde e as melhorias de qualidade alcançadas nos processos da unidade ano passado.  Os indicadores de Gestão de Recursos, apontaram uma redução de custos de R$ 168.796,14 para o Hospital de Base no ano passado.

Outros indicadores, como Gestão Clínica e de Qualidade mostraram avanços no setor, como o uso racional de antibióticos, maior controle de temperatura e validade dos medicamentos e higienização dos locais de armazenamento.

O investimento em treinamentos ao longo do ano, também ajudou no bom desempenho da equipe da farmácia. “Os indicadores em saúde, trazem para a unidade hospitalar o manejo dos números, para que se tenha dados estruturados que levem a ações precisas na área de saúde na farmácia hospitalar”, declarou Dioney.

Durante a apresentação, a coordenadora enfatizou a importância do trabalho no âmbito hospitalar dos profissionais farmacêuticos. “Além de atuar no uso dos fármacos, também atua cuidando da saúde do paciente, através da farmácia clínica, bem como na racionalização econômica da unidade hospitalar, quando no uso dos medicamentos”, pontuou.

Segundo o diretor-presidente da Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna (FASI), Roberto Pacheco Jr, a equipe da farmácia tem gerado economia e trazido qualidade no atendimento aos pacientes do Hospital de Base.

“Eles têm feito um trabalho exemplar. Isso foi mostrado em números e explica a evolução dessas ações aqui no hospital. Parabéns a todos os farmacêuticos pelo seu dia”, afirmou.

A equipe da farmácia do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães é integrada por seis farmacêuticos, 15 atendentes de farmácia e uma assistente administrativa. Dentro da unidade, os profissionais se dividem entre a Farmácia Clínica, Farmácia Central e as Farmácias Satélites do Pronto-Socorro e do Centro Cirúrgico.