Itajuípe é um município considerado celeiro de artistas e de produções audiovisuais. É a cidade natal do escritor Adonias Filho e onde também foi gravado o filme ‘A Coleção Invisível’, em 2012. Essa referência foi destacada pela equipe da Mostra Cineclubista Cultural Território Litoral Sul – Cineclube Mocamba “Cinema Negro em Foco”, durante uma visita ao Colégio Polivalente de Itajuípe, onde estudam 768 alunos. O coordenador do projeto, Cláudio Lyrio, distribuiu o material de divulgação na semana que antecede as ações na escola, e bateu um papo com a diretora Soely Carvalho Ramos, com os alunos do ensino médio e com o vice-presidente do Conselho Municipal de Cultura de Itajuípe, José Carlos “Negão”.

A diretora está na expectativa de ver os alunos participarem do projeto que vai dar a oportunidade de os jovens aprenderem técnicas de vídeo na oficina de audiovisual e cineclubista e também refletirem acerca da cultura afro-brasileira, através das sessões cineclubistas e do debate com exibição de vários filmes de produção regional e nacional. A oficina será ministrada pelo artista visual e produtor audiovisual Sebáh Villas-Bôas da empresa parceira do projeto, Paracé Stúdio Criativo @parace_studiocriativo.

O vice-presidente do Conselho, que também é ator e diretor de teatro, disse que a Mostra Cineclubista é importante para o município, pois os estudantes da rede pública estadual serão estimulados a produzirem materiais audiovisuais, fortalecendo a cadeia produtiva do setor. “Itajuípe está necessitando de projetos como este e a juventude também precisa estar envolvida. O Conselho estará lutando pela distribuição de verbas para projetos que têm essa iniciativa na questão da formação de jovens de Itajuípe nas áreas da linguagem artística”. Finaliza. Ele lembra ainda que muitos jovens estão saindo de Itajuípe em busca de melhores oportunidades que a Mostra Cineclubista poderá contribuir, por meio da formação em audiovisual. Os estudantes terão uma ampla visão sobre a profissão de videomaker, editor de vídeo, produtor, roteirista e cineasta.

O Colégio Polivalente será a primeira escola cultural a receber a Mostra Cineclubista, no dia 01 de novembro, depois, será a vez do Colégio Modelo de Ilhéus nos dias 8 e 9/11, e o Colégio Modelo de Itabuna no dia 16, encerrando as atividades do mês da Consciência Negra. Cerca de 700 estudantes, além dos professores do ensino médio, serão atendidos pela Mostra Cineclubista Cultural Território Litoral Sul – Cineclube Mocamba “Cinema Negro em Foco”.

A equipe do projeto visitou as 3 escolas culturais para intensificar a divulgação nessa reta final dos preparativos. No Colégio Modelo de Ilhéus, a diretora Milena Santos de Jesus também destacou a importância do projeto para a sociedade e para a comunidade escolar. “O projeto vai fortalecer a aplicabilidade da lei 10639/2003 que trata sobre o ensino da cultura afro-brasileira nas escolas. Estamos todos na expectativa de receber a Mostra Cineclubista porque os alunos terão a oportunidade de debater questões étnicos raciais”. Disse a diretora.

A equipe da Mostra Cineclubista Território Litoral Sul Cineclube Mocamba – “Cinema Negro em foco” acredita no poder do cinema (audiovisual) como um instrumento educacional e cultural na formação de jovens. O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia, através do Fundo de Cultura, Fundação Cultural da Bahia, Secretaria de Cultura e Secretaria da Fazenda. Siga o instagram @mostra_cinemanegro.

Confira a programação do projeto no mês da Consciência Negra:

PROGRAMAÇÃO:

Dia 01/11 – Colégio Polivalente de Itajuípe

Sessões Cineclubistas:  9h às 12h

Oficina de audiovisual e cineclubismo: 14h às 17h

 

Dias 8 e 9/11 – Colégio Modelo de Ilhéus

Dia 08 – Oficina de audiovisual: 13h30 às 16h30

Dia 09 – Sessões cineclubistas: 10 às 12h

 

Dia 16/11 – Colégio Modelo de Itabuna

Sessões cineclubistas: 15h30 às 17h30

Oficina de audiovisual: 19h às 22h