lagoe encantada (4)Anna Lívia Ribeiro

 

 

Ilhéus é o plural de ilhéu. O mesmo que ilhas, ilhotas. São incontáveis as belezas naturais da Nossa Ilha.

Uma delas é a Lagoa Encantada, que está situada ao Norte de Ilhéus. Antes chamada de Lagoa Grande, Lagoa de Itaípe ou Taípe, Lagoa de Ilhéus, guarda as lendas mais interessantes que fazem parte do folclore Ilheense devido à presença de ilhas flutuantes que parecem se transformar em seres místicos.

lagoe encantada (1)

É um importante atrativo turístico da região e desperta grande fascínio nos seus visitantes em razão de sua beleza natural, preservação ambiental e rico imaginário histórico-cultural, que são recontados pelos moradores antigos quando relatam as lendas que circundam a lagoa, tornando-a encantada. Esse imaginário cultural é um elemento motivador na inserção do turismo cultural propiciando a valorização da cultura local e sua afirmação identitária.

O nome Encantada surgiu devido aos encantos testemunhados pelos moradores. Eram vistas dentro da lagoa grandes embarcações, enormes navios que apareciam iluminados. Boi que berrava, galo que cantava, a Biatatá que aparecia com seus fechos de luz, as ilhas que se movimentavam de acordo com o vento e fechavam boa parte dela, o nevoeiro que baixava quando os pescadores estavam dentro e se perdiam, a sereia da pedra que ficava cantando e atraía os pescadores ao seu encontro. Por tudo isso, ela se chama Encantada.

lagoe encantada (3)

Para além das lendas, dos causos, do imaginário popular, a Lagoa Encantada foi decretada, em 1993, como uma Área de Proteção Ambiental (APA) e declarada, em 2001, como Reserva da Biosfera da Mata Atlântica pela UNESCO. São inúmeros os atributos naturais formados em um conjunto harmônico com a beleza e exuberância da Mata Atlântica, das cachoeiras, nascentes e cavernas, da área litorânea que abrange a APA, onde são encontradas restingas e manguezais.

É nesse cenário que podemos aproveitar a conexão com a natureza para sensibilizar as pessoas, conduzindo os visitantes a se integrarem mais profundamente com o meio ambiente e com a comunidade local, o que gera experiências mais verdadeiras, harmoniosas e enriquecedoras para o nativo e para o turista ao se fortalecer e valorizar a cultura local e todo o seu bioma.

lagoe encantada (2)

Somos parte da natureza e ela tem grande poder de nos transformar. O ar puro, o vento leve e o som dos pássaros, por exemplo, são ótimos antídotos para a alma. A natureza está em nós, por isso você já deve ter escutado por aí que nós somos a natureza. Se você observar a fundo, verá o quanto nós humanos dependemos da natureza (e vice-versa) para que exista a vida.

Sentir a força da terra, ver a beleza de um nascer ou um pôr-do-sol, e até o simples fato de poder observar um horizonte e não ficar sempre entre quatro paredes, são coisas aparentemente tão simples que subestimamos a importância delas para a nossa saúde física, mental e espiritual.

Sempre que puder estar em contato com a natureza, viajar para lugares cheios de vida natural, faça isso!

 

—-

Anna Lívia Ribeiro é ilheuense, Mãe, Avó, Pedagoga, Especialista em Educação Infantil, Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente, Graduanda em Gestão em Turismo, Agente de Viagens @viadestinoviagens