con sa men (2)
Profissionais de saúde, gestores, estudantes e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) participaram da 1ª Conferência Municipal de Saúde Mental nesta segunda-feira, dia 11, no Sest/Senat, em Itabuna. O evento, que teve como tema “A Política de Saúde Mental como Direito: pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços a atenção psicossocial no SUS” objetiva debater novas propostas de políticas públicas para a promoção dos serviços de atenção psicossocial.

con sa men (1)A secretária municipal de Saúde, Lívia Mendes Aguiar, lembrou que o município já realizou a Conferência Municipal de Saúde. “Mas, esta é mais específica, principalmente porque surgiram demandas e mudanças comportamentais decorrentes dos últimos dois anos de pandemia do Covid-19”, afirmou, destacando a importância da participação popular.

“Um dos princípios mais marcantes do SUS é a participação popular. Ver esta plenária lotado nos deixa felizes porque sabemos que o debate está tendo o olhar de quem realmente usa os serviços e também de quem se preocupa com quem está na ponta recebendo os serviços”, completou a secretária de Saúde.

Já a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Liamara Bricídio, explica que a plenária municipal é preparatória para as etapas macrorregional, seguida da Estadual e Nacional, que ocorrerá no mês de novembro, em Brasília. “Aqui discutimos quatro eixos temáticos que nortearão a elaboração das 12 propostas que serão levadas para a etapa macrorregional”, completou.

São eixos temáticos: Cuidado em liberdade como garantia do Direito à Cidadania; Gestão financiamento, formação e participação social na garantia de serviços de saúde mental; Política de saúde mental e os princípios do SUS: universalidade, integridade e equidade; Impactos na Saúde Mental da população e os desafios para o cuidado psicossocial durante e pós-pandemia.