certificação ONAO Calixto Midlej Filho tornou-se o primeiro hospital do sul da Bahia a entrar para um seleto grupo de unidades de saúde brasileiras com o Selo de Qualificação da Organização Nacional de Acreditação (ONA), nível 1. A entrega do certificado foi feita pela diretora e fundadora do Instituto Brasileiro para Excelência em Saúde (IBES), Vivian Giudice, durante a festa dos 105 anos da fundação da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna.

O evento foi no auditório do Teatro Candinha Dória e contou com a presença de profissionais de saúde, prefeito de Itabuna, Augusto Castro, deputado federal Paulo Magalhães, desembargadora do Tribunal Regional do Trabalho na Bahia, Eloína Machado, além de representantes de clubes de serviços, secretários municipais e vereadores Ilhéus, dentre outros convidados.

Durante a cerimônia, Vivian Giudice destacou que no país existem 370 hospitais com selo de qualidade, dos quais somente 11 mantidos por Santas Casas. No sul da Bahia, o Hospital Calixto Midlej Filho conquistou a certificação depois de um rigoroso e longo processo de avaliação iniciado em 2018, suspenso no ano seguinte por causa da pandemia do novo coronavírus. O processo foi retomado em 2021, quando a unidade conquistou o Nível 1 de Acreditação.

Para obter o certificado, o Hospital Calixto Midlej Filho teve verificado mais de 1.700 requisitos relacionados a estrutura hospitalar, processos, padrões e requisitos de segurança e qualidade na assistência prestada ao paciente. A diretora do IBES observou que a conquista do Calixto pode inspirar outras instituições regionais de saúde que planejam conquistar a certificação de qualidade.

CONQUISTA HISTÓRICA

Para o provedor da Santa Casa de Itabuna, Francisco Valdece, o selo é uma conquista histórica para a centenária instituição. “A acreditação é um processo rigoroso sobre a qualidade dos serviços ofertados ao usuário. Sempre tivemos uma enorme responsabilidade e compromisso em oferecer atendimento humanizado e de qualidade. Esse selo nacional veio confirmar e validar o nosso trabalho, que é referência em vários setores”, disse o provedor.

De acordo com Francisco Valdece, agora o grande desafio é a conquista do selo de acreditação para o Hospital Manoel Novaes. “Esse é um sonho nosso e um selo muito esperado por todos os empregados da Santa Casa. A certificação ONA representa a conquista não somente para a unidade hospitalar, mas também para os profissionais de saúde e os usuários dos serviços ofertados”, concluiu.

A certificação ONA é válida por dois anos. Nesse período, os processos serão acompanhados de perto por avaliadores da entidade certificadora, que fazem visitas periódicas de manutenção. A certificação é um reconhecimento de que a organização de saúde cumpre ou supera os padrões de qualidade e segurança definidos pela ONA. São avaliadas em todas as áreas de atividades da instituição.

O superintendente técnico da ONA, Péricles Cruz, afirma que a certificação de uma organização de saúde por meio da acreditação é um reconhecimento de que a instituição atende aos rigorosos padrões que a metodologia exige. A avaliação detalhada foi feita por uma Instituição Acreditadora Credenciada (IAC) e equipe habilitada pela ONA. Foram avaliados quesitos como a segurança do paciente e qualidade da assistência prestada, considerando os recursos disponíveis e sua complexidade.