ADELINDO KFOURY SILVEIRA

O Rotary Club de Itabuna entrega na noite desta terça-feira, 10, em noite festiva em sua sede no bairro São Judas, as premiações dos estudantes vencedores do concurso literário Adelindo Kfoury Silveira. Organizado pelo Rotary Club com o apoio da Secretaria Municipal de Educação de Itabuna e do Centro Brasileiro de Cursos (CEBRAC), o concurso de redação contou com a participação efetiva de alunos do 9º ano do ensino fundamental de 10 instituições da rede municipal de ensino.

Comissão Julgadora

Comissão Julgadora

A premiação foi idealizada com o objetivo de estimular a leitura e produção literária entre o público jovem, e teve início em março deste ano. Ao todo foram produzidas mais de 340 redações sob a temática “A preservação da água e o Rio Cachoeira”, das quais foram selecionadas as 3 grandes vencedoras pela comissão organizadora do projeto.
Para a secretária de Educação Nilmecy Gonçalves a escolha do tema da redação foi uma assertiva do Rotary Club por envolver o meio ambiente no âmbito da cidade de Itabuna e o seu símbolo natural maior, que é o Rio Cachoeira. “Estamos convictos de que esse concurso literário provocará um importante diferencial nas atividades letivas, sobretudo em Língua Portuguesa, na nossa rede”, completou.


Os 3 alunos autores das redações classificadas como vencedoras do concurso foram Shawanna Elane Santos do Instituto de Educação Aziz Maron (Imeam), Hellen de Souza Silva também do Imeam e Gabriel Moreira Leite do Centro de Atenção Integral à Criança (CAIC), que receberão os seguintes prêmios: o primeiro colocado ganha uma bolsa integral em curso de livre escolha no CEBRAC, o segundo levará um notebook e o terceiro colocado será presenteado com 1 tablet.
De acordo com o calendário rotário 2019-2020, setembro é o mês que simboliza a educação básica e alfabetização. Membro da comissão organizadora do concurso literário, o rotariano Fernando Lopes lembrou que o trabalho era realizado de maneira restrita em algumas escolas e que este ano, o Rotary Club Itabuna decidiu ampliar para um número maior de instituições de ensino, o que foi possível com o apoio total da Secretaria de Educação. “Esse incentivo é fundamental para contribuir na formação dos alunos. Desejamos que as escolas públicas sejam cada vez mais um espaço atrativo para os jovens e esse é um desafio que toda a sociedade pode ajudar a vencer, concluiu.
Adelindo Kfoury Silveira
O prêmio homenageia a memória do escritor e historiador itabunense que também foi rotariano, como reconhecimento pela sua contribuição à educação e à cultura. Autor de 12 livros e de mais de mil crônicas e contos publicados em todo o Brasil e no exterior, Kfoury ocupou também a direção de rádios e jornais em Itabuna.
Vencedor de prêmios literários e brilhante historiador, escreveu “Itabuna, Minha Terra”, a obra mais completa sobre a história da cidade, que passou a ser, inclusive, inserida na grade curricular das escolas da cidade.