FotoCamilaSouzaGOVBA2“Brincadeira de criança é bom e brincar de forma educativa é melhor ainda”, disse Caroline Gomes, assistente de programação da Biblioteca Móvel (Bibex) que estará presente na Festa Literária de Ilhéus, que acontece de  15 a 18 de maio. As atividades do evento contemplam todos os públicos e as crianças contarão com uma programação especial, com jogos educativos, brincadeiras, oficinas e apresentações artísticas.

A programação infantil concentrará na quinta e sexta-feira, 17 e 18, com diversas atividades lúdicas como as apresentações teatrais “A fórmula de histórias com Tutu Zalum” e “A história que a manhã contou ao tempo”, da Cia de teatro Cabriola; oficinas de teatro com Rai Santana; lançamento dos livros infantis “Chapeuzinho no Pelô e A dieta Maluca das letras”, da escritora Palmeira Heine; Sarau Poético com a rapper MC Noblah, entre outros.

De acordo com Rai Santana, supervisor de assuntos culturais da Bibex, “a presença da Biblioteca de Extensão é necessária em um evento como este para incentivar a leitura infantil, sendo importante para a cidade e para o interior da Bahia”, disse ele. Além disso, “tem o objetivo de reunir diversos artistas locais em prol da promoção da leitura”, acrescentou Santana. O ônibus da Biblioteca Móvel ficará em frente à Biblioteca Municipal Adonias Filho, a partir das 09h.

Caroline Gomes acredita que incentivar a imaginação de uma criança com atividades de arte e cultura de forma lúdica estimula seu desenvolvimento em diversos aspectos em sua construção como pessoa, potencializando habilidades intelectuais e humanas. Para ela, “a leitura é um positivo aliado nessa construção”, afirmou.

O evento será realizado na UESC, Teatro Municipal de Ilhéus, Academia de Letras de Ilhéus, Biblioteca Municipal Adonias Filho, Casa de Arte Baiana, Human Network do Brasil, Calçadão da Rua Jorge Amado e Praça Pedro Mattos. A programação completa e outras informações sobre o evento podem ser conferidas no site: https://doity.com.br/festa-literaria-de-ilheus.

 

Diretoria – Vinculada à Fundação Pedro Calmon/SecultBA, a Diretoria do Livro e Leitura (DLL) é responsável pela execução e implementação das políticas públicas de fomento ao livro e estímulo à leitura. Está em seus objetivos incentivar a prática da leitura, promovendo eventos do setor, como leituras públicas com autores, oficinas de leitura, seminários, feiras, palestras e conferências sobre obras, autores e tópicos importantes da Literatura. Também compete à DLL a promoção do livro, fomentando a produção editorial, elaborando prêmios literários e editais que proporcionem às editoras o acesso a recursos públicos que permitam às mesmas aumentar e diversificar a produção de livros no Estado, dentre outras ações que integram os objetivos do Plano Estadual do Livro e Leitura (PELL).