Foto da agência nos anos 50, onde hoje funciona o Sindicato Rural de Ilhéus

Foto da agência nos anos 50, onde hoje funciona o Sindicato Rural de Ilhéus

A agência do Banco do Brasil em Ilhéus completou 100 anos. Ela foi inaugurada no dia 1º de março de 1917 e foi a 19ª. instalada no país. Ilhéus, potência econômica no início do século por conta da pujança do cacau (então vivendo um de seus ciclos de ouro), teve uma agência do BB antes mesmo que algumas capitais brasileiras.

Conta a lenda que o maior depositante em dinheiro foi Coronel Misael Tavares, que fez um depósito de 2.300 contos de réis, uma fortuna para a época.  O segundo maior depositante foi o Coronel José Gomes do Amaral Pacheco, que depositou 70 contos de réis.

O vice-prefeito de Ilhéus e secretário de Desenvolvimento Econômico Sustentável, José Nazal, um apaixonado pela história da cidade, lamentou nas redes sociais que “há dois dias a agência completou 100 de fundação e o Banco do Brasil, num total desrespeito a nossa história, sequer fez uma singela comemoração. Acho que os atuais servidores que aqui trabalham sabiam do fato.”

Nazal disse esperar que a direção do Banco do Brasil repare o esquecimento e faça a devida homenagem, ainda que com atraso.