midia rui 1Novas mídias, redes sociais, grafite, TV Web são algumas das ferramentas de interação que a campanha de Rui Costa (PT) está utilizando para se aproximar e atingir mais amplamente o eleitorado. Na internet a #TV13.com, com talk show comandado pela apresentadora Rita Batista, na página oficial do candidato (www.rui13.com) fica no ar 24 horas, com conteúdos exclusivos mostrando os bastidores da campanha, informações sobre Programa de Governo e bate-papos descontraídos com Rui e outros candidatos, como Lula e Jaques Wagner.

 

midia rui 5Outra novidade é a inclusão do grafite como forma de exposição da campanha nos muros das cidades. A turma da #Juventude13 viaja junto com as caravanas que os membros da chapa majoritária da Coligação Pra Bahia Mudar Mais fazem por todo o estado, promovendo intervenções urbanas através da arte do grafite como propaganda eleitoral. As mensagens remetem às principais propostas de Dilma (presidente),  Rui (governador), Otto (senador) e João Leão (vice-governador). “É uma maneira de ampliar a interação e diálogo com o público jovem, através de intervenções culturais onde utilizamos a grafitagem, arte os jovens reconhecem e compreendem”, disse Vladimir Costa, um dos idealizadores do movimento.

 

midia rui 3A presença da militância jovem na campanha petista já estampou mensagens em Salvador, no Bairro da Paz, Cajazeiras, Barris, Rio Vermelho e Itapuã. No interior, deixou ilustrações em paredes de Lamarão, Serrinha, Conceição do Coité e Araci, por exemplo. “Estamos convencidos de que através de nossa arte vamos conseguir transmitir as mensagens e propostas de nosso candidato”, disse o estudante Darlan Oliveira de Carvalho, 18, morador de Araci.

 

REDES SOCIAIS APONTAM CLIMA DAS ELEIÇÕES

 

A campanha na web e redes sociais é  importante termômetro sobre o clima eleitoral. “A virada que assistimos nas ruas, já é realidade nas redes. A campanha de Rui no Facebook, por exemplo, tinha um alcance médio de 200 mil pessoas por semana, índice próximo ao de Paulo Souto. Porém, ex-governador manteve o patamar, enquanto Rui atingiu nesse final de setembro 560 mil pessoas” disse Éden Valadares, coordenador das mídias na campanha de Rui. “A métrica mais ‘valiosa’ do Face é a Taxa de Compartilhamento. Enquanto a nossa média diária é de 1.050, a do candidato da oposição é de 770. Ou seja, para cada publicação compartilhada do ex, Rui tem 1,3”.

 

Os conteúdos do horário eleitoral da TV contribuem para atrair visualizações na internet. Os vídeo de O Lembrador,  personagem que faz esquetes no horário gratuito de TV, são  campeões de visualização. “Os conteúdos que mais repercutem são os do facebook. O vídeo clip com o ritmo musical conhecido como “a pisadinha” também é campeão na web. A música foi composta por um grupo de amigos, encabeçado pelo prefeito de Filadélfia, Antonio Barbosa. Primeiro virou hit no interior, mas na internet consolidou o sucesso.  “O ritmo é contagiante”, conta Valadares. “Virou peça de campanha”.