fogos 1Mais de 4,5 toneladas de fogos de artifício, armazenadas clandestinamente em duas residências, na Rua Direta do Uruguai, na Cidade Baixa, foram apreendidas, na manhã desta quinta-feira (5), durante operação conjunta da Coordenação de Fiscalização de Produtos Controlados (CFPC) e da Delegacia de Defesa do Consumidor (Decon), com o apoio do Exército. Oriundos da cidade de Santo Antônio de Jesus e do estado de Minas Gerais, os artefatos estavam estocados em vários cômodos dos imóveis de número 359 e 364, tendo os policiais apreendido em flagrante, nestes endereços, Eunice Ribeiro Conceição Santos e Marcos Pinto.     

fogos 2Segundo a titular da Decon, delegada Carla Santos Ramos, o armazenamento inadequado dessa grande quantidade de fogos de artifício, em uma localidade com muitas residências e estabelecimentos comerciais, poderia ter provocado uma tragédia naquela região. “Havia material explosivo até na cozinha de uma das casas, próximo a um fogão”, informou a delegada, salientando que Eunice e Marcos não tinham autorização do Exército para transportar fogos, nem a licença da CFPC para armazenar ou vender.

Conduzidos à sede da Decon, na Rua Carlos Gomes, os dois comerciantes afirmaram que os lotes de fogos, contendo rojões, chuvinhas e bombas de tamanhos variados, chegaram a Salvador no dia 30 de abril, e seriam vendidos durante os festejos juninos, na capital, e durante os jogos da Copa do Mundo. Os fornecedores dos fogos, em Santo Antônio de Jesus e em Minas Gerais, também podem ser responsabilizados pela comercialização ilegal.

Todo o material apreendido já está sob a guarda do Exército, que providenciará sua destruição. Eunice Ribeiro e Marcos Pinto foram autuados na Decon por manter em depósito material impróprio ao consumo e sob risco de explosão. Eles serão encaminhados para o Núcleo de Prisão em Flagrante (NPF), no Complexo da Mata Escura.