jairo carneiroO secretário estadual da Agricultura, Jairo Carneiro, participa nesta quinta-feira (5), da 2ª Exposição Estadual da Agricultura Familiar (Expoagrifam), que acontece até o dia 8 de junho, na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). O evento, considerado o maior da agricultura familiar, pretende contribuir para o desenvolvimento sustentável da agricultura familiar por meio da comercialização, difusão de experiências e tecnologias sociais, com ênfase na segurança alimentar.
“A agricultura familiar, sem esquecer o agronegócio, é prioridade do governo Wagner. A Bahia possui 665 mil agricultores familiares e uma das metas é a agroindustrialização, visando agregar valor à produção, gerando emprego, renda e melhores condições de vida, proporcionando a manutenção do homem no campo com sustentabilidade”, destacou Jairo Carneiro.
A Expoagrifam, que este ano celebra o Ano Internacional da Agricultura Familiar, é promovida pela Federação Nacional e Estadual dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (Fetraf), Central de Cooperativas e Empreendimentos Solidários (Unisol), Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (IRPAA) e a Cooperativa de Assessoria Técnica e Educacional para o Desenvolvimento da Agricultura Familiar (Cootraf).
Um dos destaques do evento é o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA Alimentos), da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes). A superintendente de Inclusão e Assistência Alimentar (SIAA), Rose Pondé, apresenta o painel temático “O PAA doação simultânea termo de adesão via municípios”, que traça um panorama da situação atual do programa na Bahia, instrumentos e mecanismos de acesso. A palestra acontece nesta quinta-feira, 5, das 10h30 às 12h30.