A aula magna do curso de Medicina da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) acontecerá nesta sexta-feira (13), às 15 horas, no Centro de Ciências da Saúde (CCS), campus de Santo Antônio de Jesus.

A implantação do curso fez parte da luta do senador Walter Pinheiro (PT-BA), que em março de 2012 solicitou, junto com a senadora Lídice da Mata, o pleito e apresentou ao ministro da Educação, Aloisio Mercadante, documento detalhando as condições favoráveis da universidade para o curso e a proposta pedagógica.

Na ocasião, Pinheiro informou ao ministro que a universidade possuía estrutura adequada para abrigar o novo curso e que o município de Santo Antonio de Jesus é um dos maiores da Bahia, com cerca de cem mil habitantes, onde já existe um dos maiores hospitais regionais, com mais de 150 leitos e 20 unidades de UTI. “A Bahia forma poucos profissionais de medicina e precisa ter oferta de cursos no interior, para uma distribuição mais razoável dos profissionais da área médica em todo o estado. A Bahia teve cinco novos grandes hospitais inaugurados desde o início da gestão do governador Jaques Wagner, e precisa ampliar a formação de quadros médicos”, destacou Pinheiro.

Assim como os demais cursos do CCS/UFRB que já atuam no Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus, a unidade também será um hospital-escola para os estudantes de Medicina. Além disso, os discentes continuarão atuando na atenção básica do município de Santo Antônio de Jesus e na Santa Casa de Misericórdia – Hospital Luiz Argolo, por meio de Equipes de Aprendizagem Ativa (EAA).