eadA Educação a Distância (EAD) vem crescendo intensamente no Brasil e no mundo. Em 2011, de acordo com dados do Censo de Educação Superior, dos 6,7 milhões de universitários brasileiros, 14,7% estavam matriculados em cursos à distância. As instituições de ensino encontraram nessa modalidade de educação a possibilidade de ampliar suas fronteiras, oferecendo, além dos cursos, disciplinas on-line em cursos presenciais como uma forma de enriquecer o currículo e contribuir para a autonomia dos estudantes na aquisição de conhecimento.

São diversos os benefícios associados à EAD, como flexibilidade de tempo, economia no deslocamento para o local de estudo, diferentes meios de aprendizagem, moderação de seu ritmo de estudo, interação com pessoas de diferencias culturas e experiências profissionais, além da oportunidade de estudar a partir de novas metodologias e tecnologias. No entanto, para que a experiência seja positiva, é importante que sejam avaliados três aspectos relevantes: o credenciamento da instituição pelo MEC; a metodologia aplicada, associada aos recursos de interação e ao papel dos docentes e tutores no processo de aprendizagem; assim como o ambiente virtual e os recursos disponíveis.

As novas tecnologias contribuíram significativamente para a criação de novas ferramentas de comunicação e informação dentro da modalidade à distância. De acordo com a estudante de educação á distância Sara Rodrigues é preciso ficar atento à forma como essas tecnologias são utilizadas nesse tipo de ensino. “A Educação a Distância permite expandir a oferta da educação para pessoas que antes não poderiam estudar presencialmente por diversos motivos. Além disso, as tecnologias utilizadas no ensino EAD têm gerando uma onda de inovação”, afirmou.

Pode-se verificar que há diversas experimentações ocorrendo na Educação a Distância, como a incorporação de games, redes sociais, realidade aumentada dentre outras ferramentas tecnológicas. Inclusive, muitas dessas experimentações também ocorrem nos cursos presenciais, pois, de acordo com especialistas em ensino superior, a tendência no cenário da educação é que, em um futuro próximo, a EAD e a educação presencial se misturem, gerando, a fusão entre atividades presenciais e a distância no ambiente acadêmico.

Itabuna

No município temos como exemplo a Universidade de Uberaba – Uniube, dirigida pelo empresário Nérope Martinelli. A instituição oferece cursos de graduação e pós-graduação. Com mais de 65 anos de existência, a universidade está entre as 10 maiores do Brasil, segundo números do ministério da educação.

De acordo com o diretor, Nérope Martinelli, “estudar através da EAD traz em muitos casos mais vantagens quando comparado ao modelo presencial, pois economiza no deslocamento, alimentação e vestuário, permitindo também dividir seu tempo entre estudo, atividades pessoais e profissionais. Os cursos online ou semipresenciais garantem esta flexibilização”, explica.

Para a especialista em Marketing, Karisa Nogueira, o importante com tantas opções é verificar as instituições sérias. “Hoje temos diversas opções de cursos de graduação à distância, mas muitos deles não são credenciados pelo MEC e nem autorizados a funcionar, o que demonstra a falta de credibilidade da instituição, o que não é o caso da Uniube, por exemplo, que possui todos os cursos credenciados”, enfatiza Karisa.

A instituição está com processo seletivo aberto, com o próximo vestibular no dia 15. Os interessados podem entrar em contato pelos telefones 3613-0166 / 8846-7087 ou uniubeitabuna@gmail.com.