A Prefeitura de Itabuna e a Record Bahia/TV Cabrália assinaram o convênio de parceria com o Hospital de Olhos Beira Rio e a Associação dos Diabéticos de Itabuna para a realização do Mutirão do Diabético, que acontece no próximo dia 9 de novembro. A assinatura do convênio contou com a participação do prefeito Claudevane Leite, o vice-prefeito Wenceslau Junior, o diretor  da TV Cabrália Marcelo Almeida, o coordenador do Mutirão, Dr. Rafael Andrade, a diretora do HOBR Rose Cordeiro e o apresentador do Balanço Geral Tom Ribeiro.

Considerado o maior evento de prevenção do diabetes do Brasil e incluído no calendário da Federação Internacional do Diabetes, o Mutirão do Diabético atendeu  de 13 mil pessoas em 2012, entre procedimentos médicos no Hospital de Olhos Beira Rio e ações de prevenção na Feira de Saúde, realizada na praça Rio Cachoeira. Para 2013, a meta é atingir 15 mil atendimentos. Cerca de 800 voluntários, entre oftalmologistas, enfermeiros, estudantes das áreas de saúde e pessoal de apoio, participam do mutirão.

“A Record Bahia/TV Cabrália tem entre seus objetivos apoiar projetos que beneficiem a sociedade e o Mutirão do Diabético é um exemplo de ação com resultados práticos, que atende principalmente a população mais carente”, afirmou Marcelo Almeida. Para o prefeito Claudevane Leite, “é motivo de orgulho para Itabuna promover o maior evento de diabetes do país e vamos ampliar essa parceria, porque o poder público deve priorizar a área de saúde”. Vane garantiu ainda que o município vai atender os pacientes que, após a avaliação feita no mutirão, precisem de tratamento para impedir os efeitos negativos do diabetes.

“O Mutirão do Diabético é muito importante para a cidade, porque presta um serviço essencial para a população, ajudando a prevenir uma doença silenciosa, em que o tratamento na fase inicial é fundamental”, ressaltou o vice-prefeito Wenceslau Junior.  “A Prefeitura de Itabuna e a Record Bahia/TV Cabrália são dos grandes parceiros do Mutirão do Diabético, que a cada ano ganha uma nova dimensão”, destacou o Dr. Rafael Andrade, lembrando que “é preciso que cada vez mais as instituições e as pessoas abracem essa causa, fazendo de Itabuna um referencial no tratamento e prevenção da doença”.